O Ministério da Saúde prorrogou o prazo da Campanha de vacinação contra a gripe até o dia 10 de maio, devido ao grande número de cidades não terem atingido a meta. No entanto, Navegantes comemora o sucesso da mobilização no município, que nesta sexta-feira (26), data inicial para o encerramento da campanha, 81,53% do público alvo já foi vacinado.
O secretário de Saúde, Samuel Paganelli, explica que a meta era atingir 80% de vacinação, mas com o excelente resultado em Navegantes, ele acredita que com a prorrogação da campanha, é bem possível que se consiga chegar aos 100%.
Ele aproveita a oportunidade para lembrar que o público alvo são as pessoas que possuem doenças crônicas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da área da saúde, mulheres que deram à luz em até 45 dias, doentes imunodeprimidos e idosos. “Essas pessoas que ainda não foram vacinadas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a dose”, enfatiza o secretário.
Conforme Mitie Aoki Lopes, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína, A (H3N2) e B.
“É muito importante que as pessoas mais vulneráveis, que ficam mais expostas ao vírus, sejam vacinadas, pois, ao receber a dose da vacina, a pessoa fica protegida, evitando assim infecções respiratórias, pneumonias e outras doenças relacionadas”, finaliza a enfermeira.
Fonte: Secretaria de comunicação da Prefeitura de Navegantes