As unidades da Rede Municipal de Ensino de Itajaí sediam, até o dia 10 de maio, encontros com o objetivo de garantir a participação da sociedade para a melhoria da educação nacional. Representantes de pais, alunos, professores, gestores, agentes públicos e membros da sociedade civil se reúnem para discutir os rumos da educação brasileira.
Posteriormente, estas discussões serão realizadas a nível estadual, para então culminar na “Conferência Nacional de Educação” (CONAE), que será realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília (DF). O tema da conferência neste ano é “Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
Em cada unidade de ensino estão sendo formados grupos de discussões sobre os eixos da CONAE, como diversidade e inclusão nas escolas, acesso e permanência do aluno no sistema escolar, qualidade da educação, aprendizagem, dentre outros assuntos. “Esta é uma excelente oportunidade da comunidade escolar participar dos rumos da educação nacional. Conferir as proposições do governo federal e então sugerir ações e contribuir para a melhoria da educação”, ressalta o Secretário Municipal de Educação.
No Centro Educacional Infantil Pref. Eduardo D. Canziani, o encontro foi bastante produtivo, envolvendo importantes discussões. “Debatemos cada item do documento da CONAE com bastante interesse. Pudemos observar que quanto mais democrática e maior a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar, mais qualidade teremos na educação”, ressalta a coordenadora da unidade.
A conferência a nível municipal acontece no dia 28 de maio de 2013. Já a etapa estadual está prevista 04 de outubro deste ano, onde serão escolhidos os representantes da CONAE em Brasília, no ano que vem.
O que é a CONAE? A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais. Estudantes, pais, profissionais da educação, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, têm em suas mãos, a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí