Após o alerta de chuva forte emitido na manhã desta quarta-feira (18) pela Epagri/Ciram, a Defesa Civil de Itajaí reuniu nesta tarde o Grupo de Ações Coordenadas para traçar o plano de ação do município, caso as previsões se confirmem. A partir de sexta-feira (20), estão previstos acumulados de chuva de 100 a 200 mm em média, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Nas regiões Oeste, Sul e Norte do Estado pode ocorrer pontuais de 300 mm, quase o dobro do esperado para o mês inteiro.
Além da chuva a passagem da frente fria possibilitará rajadas de vento de 60 a 70 km/h, temporal isolado e descarga elétrica. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas. Recomenda-se o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pela Defesa Civil.
O Grupo de Ações Coordenadas grupo é formado por representantes de secretarias como Obras, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Comunicação e Gabinete. Durante a reunião, o Coordenador da Defesa Civil entregou o Plano de Contingência que cada secretaria deve adotar para proteger o patrimônio público e as responsabilidades de cada secretaria em prol da população como abertura de abrigos e intervenções da secretaria de obras, além de orientações à população sobre riscos de deslizamentos.
“Neste primeiro momento, pedimos que a população fique tranquila e acompanhe os avisos que serão emitidos no site da Prefeitura de Itajaí ou da Defesa Civil. Como o alerta é extremamente antecipado, podem ocorrer mudanças no cenário, que antecipem, retardem ou até mesmo dissipem as condições de chuva” ressalta o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira.
A Defesa Civil recomenda que a população siga as orientações oficiais, divulgadas no portal da prefeitura, defesa civil e nas mídias sociais oficiais do município, evitando assim propagar informações de fontes não confiáveis da internet.
Texto: Secretaria de Comunicação Social de Itajaí