Na tarde desta quarta-feira (27) a presidente Dilma Rousseff, e o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, estiveram em Itajaí para assinar duas ordens de serviço para execução de obras de contenção de cheias no estado. Serão destinados R$ 60 milhões para a sobre-elevação do vertedouro e contenção das barragens oeste e sul, localizadas em Taió e Ituporanga.
As obras irão acrescentar 33,3 milhões de metros cúbicos na capacidade de retenção de água no pico da enchente. A ampliação vai refletir diretamente em Itajaí, que recebe todo o volume de água da chuva através do Itajaí-Açú. “Há exatos cinco anos, em novembro de 2008, o Vale do Itajaí era assolado por uma de suas piores enchentes, que deixou marcas profundas na memória do nosso povo”, lembrou emocionado, o Prefeito Jandir Bellini.
As represas de Taió e Ituporanga fazem parte de um complexo de três barragens para contenção de cheias na bacia do rio Itajaí. A retenção de água na barragem oeste passará de 83 para 99,3 milhões de metros cúbicos. Já a barragem sul passará de 93 para 110 milhões de metros cúbicos. “Estive aqui em 2008 e vi toda a destruição causada pela chuva. Por isso, estou muito feliz poder voltar e garantir essas obras que irão diminuir os impactos causados pela força da água” falou a Presidente Dilma Rousseff.
Em Itajaí, desde 2009, diversos investimentos foram realizados para o combate às cheias. Dentre eles, obras de macrodrenagem, dragagem, estruturação da Defesa Civil, instalação de telemetria e a criação de site onde o morador pode ver em tempo real o nível dos rios. “Com as obras anunciadas hoje pela presidente, os impactos das cheias em Itajaí irão diminuir consideravelmente, além disso, podemos gerenciar melhor a bacia do rio Itajaí” acrescentou o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira.
Durante a visita, Dilma Rousseff, participou do ato de criação das universidades comunitárias. Com o reconhecimento, 14 instituições de ensino superior comunitárias em Santa Catarina, como a Univali, poderão receber recursos orçamentários e participar de editais do governo federal. “Eu acredito que a educação é o principal mecanismo para mudar e construir um Brasil melhor. Por isso, a criação das universidades comunitárias é tão importante não apenas pela educação, mas também, pelo papel social que elas desempenham” reforçou a Presidente.
O Prefeito Jandir Bellini reforçou o pedido para retomada das obras da Via Expressa Portuária, fundamental para a economia de Itajaí.
Secretaria de Comunicação Social de Itajaí