Anunciado os premiados do 13º Salão Nacional de Artes de Itajaí

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

De 16 de novembro a 16 de dezembro Itajaí abriu espaço para o 13º Salão Nacional de Artes. Neste ano, o Salão integrou a programação da Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, e trouxe para Itajaí 114 artistas de praticamente todos os estados do Brasil, que espalharam inúmeras demonstrações artísticas em vários pontos da cidade como praças, parques, praias e muros.

Na manhã desta quarta-feira (18) foram divulgados os três primeiros colocados do 13º Salão Nacional de Artes, que receberam premiação no valor de R$ 5 mil. São eles: Rosa Bunchaft (Nasceu, vive e trabalha em Salvador, Bahia), Felipe Steinberg (Nasceu em Campinas, SP. Vive e trabalha entre Campinas e Nova Iorque, EUA) e Túlio Pinto (Nasceu em Brasília, DF. Vive e trabalha em Porto Alegre, RS).

Túlio Pinto montou sua intervenção artística no átrio da prefeitura. Sua produção gira em torno das características do material trabalhado. Com pedras cercadas por um espaço de vidro, Nadir#2 é um dos desdobramentos de outros trabalhos feitos por Túlio. O artista explica que durante as instalações, ele utiliza o equilíbrio de peças como chapas de ferro, vidros e concreto através do jogo de pesos.

Rosa Bunchaft, que por meio de uma câmara obscura de grande formato capturou a fotografia de maneira artesanal e perspicaz. A obra “Fotografia Contaminadas e Itajaí” com 2m x1m ficou exposta na Sala de Música na Casa da Cultura Dide Brandão.

Já Felipe Steinberg é o autor da obra "Desterrado III". No trabalho ele realizou a fusão de algumas peças ilustrativas à paisagem local, no caso a cidade de Itajaí. A ideia central do projeto foi dar ênfase ao deslocamento permanente das paisagens e sua relação com a memória subjetiva, local e coletiva.

Secretaria de Comunicação Social de Itajaí