Os jovens de Balneário Piçarras que nasceram em 1996 e que se alistaram no serviço militar em 2014 realizarão na segunda-feira, 28 de julho, às 10h, a cerimônia de juramento à bandeira no Ginásio Municipal Sebastião João de Souza, localizado no centro de Penha.
Além da dispensa do Serviço Militar obrigatório, os jovens vão receber o certificado de reservista, realizar o juramento à bandeira, cantar o Hino Nacional e ser informados sobre sua obrigação para com a pátria em caso de urgência e do motivo pelo qual foram dispensados.
O alistamento militar é obrigatório no Brasil, além de ser um ato de civismo e patriotismo. Balneário Piçarras é considerado um “município não tributário” ao contingente e os jovens da cidade são normalmente dispensados do serviço militar.
A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, e na qual o cidadão que foi dispensado da prestação de Serviço Militar inicial assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército.
Setor de Comunicação e Mídia da Prefeitura de Balneário Piçarras