A Banda Municipal de Porto Belo está com novo projeto, agora em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é instalar uma banda escolar, atrelando a atividade musical ao currículo. Uma pré-seleção de alunos será realizada em três escolas na próxima semana. Os alunos selecionados participarão de aulas semanais de música.
O professor e coordenador da banda, Alexandre de Mello, explica que, em princípio, as escolas Nair Rebelo, Catarina Bendita Guerreiro e Olinda Peixoto, da rede pública, farão parte do projeto. “Na terça-feira, dia 9 de setembro, estarei realizando uma pré-seleção de alunos nas escolas. Os interessados em compor a banda e coral municipal participarão das aulas durante o contra turno escolar”.
As atividades ocorrerão todas as segundas e terças no palco das artes, localizado no bairro Vila Nova. O transporte dos alunos será oferecido gratuitamente. “O estudante do período matutino fará aulas de música a tarde e o estudante vespertino pode participar da escola de música pela manhã”, destaca o professor Mello.
O instrumento é oferecido ao aluno gratuitamente. Podem participar estudantes da rede pública com idade mínima de 9 anos. “Como o currículo escolar ainda não tem a atividade musical, os alunos que participarem da banda terão uma nota agregada a disciplina de artes”, esclarece o professor.
Desde 1994 a frente da banda municipal, o professor explica que os alunos que ingressam na banda aprendem a tocar flauta doce, instrumento básico para leitura musical e depois podem escolher entre instrumentos de sopro (trombone, trompete) ou percussão, como tambor, caixa e bateria.
O novo projeto da banda municipal pretende, além de colaborar no desenvolvimento pessoal, oportunizar o aprimoramento de talentos de alunos e envolver a família nesse universo de ensino. “Numa atividade de leitura rítmica, por exemplo, a criança está, ao mesmo tempo, desenvolvendo a lógica”, conclui o professor.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Belo
___