Futuros pescadores profissionais iniciam aulas em Penha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com direito a uma palestra sobre o cotidiano e as lutas no mar por parte do mestre Zezinho, um dos mais tradicionais mestres de barco pesqueiro de Itajaí, a unidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Penha abriu oficialmente na segunda-feira, dia 15 de setembro, o curso de pescador profissional ministrado pelo Instituto Federal de Ensino de Santa Catarina (IFSC) e a própria EJA, localizada no bairro Praia de Armação, em Penha.

A abertura das aulas ocorreu com a presença dos alunos do novo curso, do secretário de Educação de Penha, professor Misael Cordeiro, e do diretor da Pró-Reitoria de Ensino do IFSC, Paulo Nolinger, entre outra autoridades, e ainda o diretor da EJA de Penha, professor Carlos Rodrigo Martins Dias.

De acordo com Rodrigo, são 30 as novas vagas para o curso, que inicia agora, segue até julho do ano que vem e garante a emissora da carteira nacional e internacional de pesca aos concluintes. Toda a parte técnica das aulas será ministrada pelo IFSC, diariamente de segunda a quinta-feira, e as demais disciplinas serão oferecidas pelos professores da EJA.

“Nós optamos por um conteúdo pedagógico todo adaptado para a pesca”, frisa Rodrigo. “Por exemplo, em ciências, eles estudam a saúde do pescador; em história, a história da pesca no litoral; em geografia, abre-se espaço para a geografia marítima”, completa. O Governo Federal ainda auxiliar os participantes com uma bolsa de R$ 100 mensais, a exemplo de outros cursos já oferecidos em penha.

De acordo com o diretor, o principal público-alvo do curso é mesmo o pescador artesanal – a intenção é qualificá-lo para que ele possa optar entre continuar a atuar em Penha, na pesca artesanal, com maior conhecimento, ou optar pela industrial. “Esse curso faz o aluno avançar na escolaridade, melhora a renda desse trabalhador, e concede a ele a carteira de pescador internacional”, detalha o diretor.

O curso de formação inicial integrada ao Ensino Fundamental (PROEJA) visa a inclusão de trabalhadores do setor pesqueiro de Penha que necessitam concluir a educação básica, e ainda qualificar, formalizar e/ou certificar sua formação profissional.

 

COMANDANTES DE EMBARCAÇÕES

Com a finalização do curso, os pescadores formados poderão atuar como comandantes de embarcações de pesca de pequeno porte, até 20 AB (arqueação bruta), na navegação interior e cabotagem, dentro dos limites da visibilidade da costa brasileira, até 20 milhas da costa. Ainda estarão habilitados para condução dos sistemas auxiliares e de propulsão das embarcações com potência propulsora de até 250 kW, após um ano de embarque.

Misael e o diretor Rodrigo ainda comentam que a tendência do EJA é abrir cada vez mais espaços aos cursos profissionalizantes, e o próprio IFSC poderá implantar outros cursos na unidade de Praia de Armação. “O nosso conceito hoje é difundir conhecimento ao trabalhador que estuda, e isso é importante”, observa o diretor.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha