Estão definidas as datas e locais dos dois seminários integrantes do Projeto Orla, que já está sendo desenvolvido em Penha pela Prefeitura, Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e Ministério do Meio Ambiente, e que marca o início do programa de gestão integrada da orla local.
De acordo com a engenheira ambiental Ana Paula da Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Semde), o secretário Dorval Carvalho Gonçalves, juntamente com o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), confirmaram os seminários para os dias 7 e 9 de outubro, no centro de Penha e em Armação do Itapocorói, sempre a partir das 19h. Eles acontecerão, respectivamente, na Sociedade Amigos de Penha e na Colônia de Pescadores Z-5.
Segundo Ana, que é a coordenadora do comitê gestor do Projeto Orla em Penha, é muito importante a participação das comunidades. Ela atenta para o fato de que os seminários terão o mesmo conteúdo nos dois dias, mas o comitê gestor optou pelos dois locais para chegar mais próximo das comunidades dos bairros.
“Assim, os moradores do centro, da Praia Alegre, da Bacia da Vovó, da Praia da Saudade ou do Quilombo, por exemplo, poderão participar do seminário na Sociedade Amigos de Penha”, detalha o secretário Dorval. “Já os moradores de Armação, Prainha de São Miguel, Olaria, Gravatá, Mariscal, Praia de Armação, poderão participar do seminário na Colônia de Pescadores”, acrescenta.
Apesar de tratar da orla, os demais bairros mais distantes – como São Cristóvão, São Nicolau, Santa Lídia, também poderão participar. Santa Lídia, por exemplo, reúne grande comunidade de pescadores que têm, em tese, interesse nas políticas públicas voltadas à orla.
O comitê gestor tem mantido reuniões permanentes em Penha, em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo (SecTur), Fernando da Silva, e com a Secretaria do Planejamento (Seplan), através do engenheiro Everaldo Moraes dos Santos. Ana e Fernando estão contatando associações e entidades ligadas à pesca, ao turismo, ao comércio, e enfatizando a importância do projeto, que contará com a ação técnica da engenheira florestal da Univali Rosimeri Marenzi, também instrutora do Projeto Orla.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha