Encontro Nacional de Capoeira movimenta Penha nos dias 10 e 11

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Penha recebe neste final de semana, 10 e 11, o 4ª Encontro Nacional de Capoeira, evento que deve reunir cerca de 100 capoeristas. No dia 10, às 19h, a abertura acontece no Grupo Escolar Municipal Raquel Figueiredo de Assis, no Morro do Ouro, em Armação do Itapocorói, onde vai acontecer a abertura e o chamado “aulão”.

No dia seguinte, 11, as rodas da capoeira acontecerão em novo espaço neste ano: no recém-inaugurado Ginásio do SESC, no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde acontecerão momentos de vivência e aprendizado com mestres capoeiristas de Estados como Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As “rodas de abertura” estão confirmadas às 10h, e o encontro nacional propriamente dito, às 16h. 

De acordo com o professor Cristiano Nascimento Lima, o Tinho, em torno de 70 a 80 alunos serão visitantes do Paraná, e virão de cidades como Curitiba e Campo Mourão; o restante, serão 50 estudantes locais que participam do Capoeira Brasil através do contraturno escolar de Penha.

“Será também a oportunidade de ampliarmos o conhecimento que nossos alunos capoeiristas já têm através do aprendizado do contraturno, em educação integral”, comenta o secretário de Educação, Misael Cordeiro. O Encontro Nacional de Capoeiristas é uma promoção do Grupo Capoeira Brasil e do Projeto Penha Educação Esporte, executado no Município pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME).

O grupo de Tinho e do popular Mestre Sabiá foi contratado pela Prefeitura há três anos para difundir a capoeira entre mais os estudantes da rede municipal de ensino, matriculados em várias escolas, onde estão os polos do “Projeto Penha Esporte Educação”. O Encontro Nacional não tem caráter competitivo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha