Porto Belo recebe aventura neste final de semana

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Atletas de todo o Brasil estarão cruzando a cidade de Porto Belo neste final de semana. É a expedição Xokleng que chega às cidades da Costa Esmeralda, onde entre praias, trilhas e montanhas os atletas, ou guerreiros como gostam de ser chamados, superam obstáculo e provam sua resistência física e mental.

 

Porto Belo recebe a parte mais bela da expedição que é uma travessia feita de canoa do Araçá até a Ilha João da Cunha. A aventura também carrega um apelo de responsabilidade social onde os atletas devem doar um quilo de ração, que será revertida para ONG’s de proteção animal.

 

Paulo Renato Cadallóra, organizador da expedição, informa que a Expedição Xokleng 2014 envolve dois tipos de provas ou categorias. “A primeira que é para atletas mais experientes compreende 150 Km em 24 horas e a segunda, chamada categoria aventura, é de 42 Km com previsão de quatro a seis horas de duração,” explica.

 

Segundo Paulo, as provas da expedição envolvem caminhada, ciclismo e canoagem, além de ter um lema ‘cercada de mistérios, lendas e desafios’. “Os atletas devem estar cumprindo a etapa da canoagem em Porto Belo a partir das 14h30 do sábado, dia 11”, ressalta. O coordenador explica que não pode entrar em muitos detalhes sobre horários e locais porque a prova também envolve a interpretação de um mapa que os atletas recebem no início da expedição.

 

Neste ano, são 40 equipes inscritas para participar das provas. “Acredito que cerca de 150 atletas estarão envolvidos na expedição”, destaca Paulo. A Expedição Xokleng 2014 tem o apoio do CITMAR – Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Prefeitura de Porto Belo, Prefeituras de Bombinhas, Itapema e Camboriú, Bombinhas Praia Apart Hotel, Estalagem Pousada Don Pablo, Minas Outdoor Sporst e Santa Trilha Troller.

 

 

O que é Expedição Xokleng

 

O evento nasceu em 2006 junto às encostas da Serra Geral em Santa Catarina, e faz parte do projeto “Um Olhar Sobre as Serras Catarinenses”, do Instituto Alouatta. O nome é em alusão aos índios Xoklengs que viveram durante séculos entre o norte do Rio Grande do Sul, passando por todo o território de Santa Catarina, entre os campos de cima da serra e regiões litorâneas, até o sul do Paraná.

 

Recentes descobertas arqueológicas em território catarinense revelaram que os Xoklengs são uma das últimas grandes nações da antiguidade das Américas. Por isto mesmo a organização envolve a corrida de aventura num clima de mistérios, rituais que perpassa o imaginário com pitadas de magia, envolvendo bruxas, feiticeiros e afins.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Belo