São Paulo (22/06) – O desafio proposto para o 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil era o de transformar o evento numa grande oportunidade para a comercialização de produtos e serviços turísticos ao público final. O secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, afirmou, hoje (22), que essa proposta foi cumprida. "As empresas presentes na Área de Comercialização se mostraram satisfeitas. A parte institucional ainda tem que se aperfeiçoar, mas ficou evidente para todos que o Salão tem viabilidade comercial e isso garante a continuidade do evento".
De acordo com o diretor de eventos da Alcântara Machado (organizadora oficial do Salão do Turismo e responsável pela Área de Comercialização), Eduardo Sanovicz, 72% dos expositores que vieram para o 3º Salão vender seus produtos já renovaram e ampliaram contratos para o Salão 2009. "Isso demonstra que as empresas aprovaram o novo formato e vêem boas perspectivas para a próxima edição do evento".
O secretário Airton Pereira divulgou ainda os resultados parciais do 3º Salão do Turismo. Até às 12h de ontem, o público visitante era de 60 mil pessoas; o artesanato e as jóias haviam somado R$ 258,8 mil em vendas; a agricultura familiar R$ 66,7 mil; e 2,4 mil pessoas haviam participado das palestras do Núcleo de Conhecimento.
Entre os números parciais, outros destaques foi a Rodada de Negócios, que resultou em expectativas de negócios para os próximos 12 meses da ordem de R$ 47,7 milhões em vendas e de R$ 24,3 milhões pelos compradores. "Essa terceira edição do Salão do Turismo funcionou como uma primeira experiência, pois estamos num novo momento, com mudanças no formato e em conceitos do evento", disse Airton Pereira.
Também foram divulgados números da Mostra Gastronômica. Até às 12h de ontem, foram vendidas 16,3 mil porções características das 27 Unidades da Federação. Outro dado ainda não fechado está relacionado ao atendimento ao público do Viaja Mais Melhor Idade: 2,3 mil idosos já receberam informações sobre esse programa do MTur dentro do Salão do Turismo.
Setor privado comemora vendas – A comercialização de pacotes turísticos para os vários destinos brasileiros surpreende as operadoras nacionais, agências de turismo e meios de hospedagem que participam do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A gerente de vendas da CVC, na regional de São Paulo, Viviane Pio, assegura que as vendas, nessa edição do Salão, estão superando as expectativas. Ela atribui essa boa notícia à forma de como a feira foi montada, reservando área específica para a comercialização diferenciada dos produtos turísticos. Segundo ela, Ceará e Rio Grande do Norte disputam a ponta entre os destinos mais procurados.
Fonte:
Ass. de Comunicação do Ministério do Turismo – ASCOM
Ass. de Comunicação da Embratur – ASCOM