Rock in Rio se transforma em vitrine do Brasil na Espanha
Brasília (10/07) – A edição 2008 do Rock In Rio Madrid terminou com um saldo positivo para a promoção internacional do Brasil. Durante o festival, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de junho e 04 a 06 de julho, participantes do evento puderam conhecer um pouco mais da cultura, destinos turísticos e o povo brasileiro por meio das ações da Embratur. Só a Roda Gigante, vedete da divulgação do Brasil e decorada com imagens do País, teve um público de mais de 10 mil pessoas.
A visitação no estande da Embratur superou as expectativas. Cerca de 15 mil pessoas conferiram de perto a estrutura criada pelo Instituto e seus parceiros para a divulgação do Brasil como destino turístico. Por meio da promoção “Brasil, eu vou”, 2.652 participantes do Rock in Rio Madrid puderam tirar fotos com paisagens de vários destinos brasileiros ao fundo. Até o dia 23 de julho, pelo site http://rockinrio.braziltour.com, internautas de todo o mundo podem escolher as três melhores imagens. Na última semana, aproximadamente 120 mil pessoas já haviam votado pela internet. O prêmio para os vencedores da promoção é uma viagem a Recife (PE), como convidados da Embratur e a empresa aérea TAP.
Durante o evento, foram distribuídos 20 mil chaveiros “pet tree” – miniatura de árvore dentro de uma cápsula de acrílico que deve ser molhada regularmente e, depois de dois meses, retirada da embalagem e plantada normalmente -, 100 mil fitinhas “Brasil, eu vou”, quatro mil ecobags e mil pins com a Marca Brasil. Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o mercado espanhol está aberto ao Brasil, principalmente com relação às questões culturais, como música, cinema e gastronomia. “Participar com ações como as realizadas no Rock in Rio na Espanha abre ainda mais o caminho para que o turista conheça melhor e se interesse mais pelos destinos brasileiros”, frisou.
A vice-presidente da Organização Rock in Rio considerou expressiva a participação do Instituto para a aproximação entre espanhóis e brasileiros. “As pessoas que vão ao Rock in Rio buscam o Brasil no evento. A Embratur ajudou muito, pois com as ações que realizou durante o festival proporcionou ao público ter contato com essa brasilidade”, disse.
Atrações musicais e Celebridades – Dentre as atrações nacionais, estavam Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, que fizeram sucesso junto ao público espanhol. Também marcaram presença no evento celebridades como o jogador Ronaldinho, o ator Dalton Vigh e o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, que receberam das mãos da presidente da Embratur uma sacola com itens usados na promoção do País no exterior.
Mercado Espanhol – A Espanha é um dos mercados de altíssima prioridade para promoção dos destinos e produtos turísticos brasileiros, de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Foi o 9º país emissor de turistas para o Brasil em 2007, com cerca de 216 mil visitantes. De acordo com a Demanda Turística Internacional 2006, 42% dos turistas espanhóis tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil e cerca de 96% dos entrevistados manifestaram intenção de voltar ao Brasil. Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos espanhóis a lazer foram Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Ass. de Comunicação do Ministério do Turismo – ASCOM
Ass. de Comunicação da Embratur – ASCOM