Programa do governo de turismo na 3ª idade recebeu 19 mil reservas
O Ministério do Turismo lançou em abril de 2008 o programa "Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem" que proporciona opções de pacotes turísticos para diversos destinos do Brasil. A diferença é que o programa apresenta preços promocionais e condições de pagamento facilitadas e é focado nos aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais.
As opções de destinos que o programa oferece – que somam 357 municípios do Brasil – são hoje o resultado de uma constatação: de acordo com dados do IBGE, nos próximos 20 anos, a população idosa no Brasil deve ultrapassar a cifra de 30 milhões de pessoas.
Uma nova lua-de-mel. Foi o que Sr. Landolfo Abinagés e Dona Zeneide Passos, moradores do município de Tome-açú (PA), puderam vivenciar ao utilizar o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem para realizar uma viagem à Ilha de Algodoal(PA).
O casal hospedou-se na Pousada Chalés do Atlântico por meio do programa, lançado há cerca de dois meses pelo Ministério do Turismo, e conseguiu passar sete dias passeando pela Ilha porque o valor da hospedagem saiu pela metade do preço.
De acordo com Sr. Luiz Alcântara, proprietário da Pousada Chalés do Atlântico que recebeu o Sr. Landolfo e D. Zeneide, o programa é uma iniciativa maravilhosa porque além de ajudar a combater a baixa ocupação, também cria benefícios para o turista.
– Esse programa beneficia o empresário e o idoso e certamente vai nos ajudar a diminuir a ociosidade e ainda fazer com que os brasileiros conheçam a Ilha de Algodoal que já é bastante visitada por estrangeiros e recebe poucos turistas internos – conta.
De acordo com o secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, o programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo para ajudar a incrementar o fluxo doméstico, que é considerado uma prioridade.
Para ele, o apoio da iniciativa privada, com os hotéis disponibilizando suas diárias no Portal de Hospedagem, é de fundamental importância para fazer o projeto tornar-se um grande sucesso.
Outro casal que também já aproveita os benefícios do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem são o Sr. Orlando Simoni e Dona Edna Simoni, moradores de Águas de Lindóia (SP).
Segundo Dona Edna, eles foram muito bem atendidos na hora de fazer a compra das diárias no hotel e por isso a expectativa pela viagem é a melhor possível.
– O programa é excelente, vamos comemorar o meu aniversário viajando e pagando bem menos nas diárias do hotel do que os preços normais. A gente trabalha a vida inteira e este é o momento em que podemos passear e aproveitar para conhecer novos lugares – afirma.
Este ano, o Portal de Hospedagem já recebeu mais de 19 mil intenções de reservas, sendo que 9.500 só entre os meses de abril e junho. Na ocasião do lançamento do programa, em abril, o Portal de Hospedagem bateu recorde de acessos, foram mais de 307 mil ao longo do mês. No total, o Portal já contabiliza 4530 meios de hospedagem cadastrados.
A diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, enfatiza ainda que o projeto reúne três grandes vantagens para o turismo nacional.
A primeira é a inclusão digital, pois o portal de hospedagem é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo SEBRAE e pelo Ministério do Turismo para auxiliar na divulgação dos meios de hospedagem no mercado nacional e internacional.
Uma segunda vantagem é a política estabelecida pelo Ministério do Turismo para melhorar o equilíbrio de mercado e incentivar o turismo interno. E, por fim, mas não menos importante: a inclusão social, que permitirá o acesso a todos os benefícios que o turismo pode viabilizar a uma maior parcela da população.
– Isso significa que o público da terceira idade pode comprar sua passagem de ônibus ou aérea aproveitando promoções das companhias e viajar a um custo muito acessível, já que terá 50% de desconto no hotel. Assim, eles poderão realizar o sonho de visitar diversos destinos -completa.
Autor: JB Online
Data: 16/07/08