Ministro do Turismo propõe ações conjuntas com presidentes de companhias aéreas
São Paulo (16/07) – O ministro do Turismo, Luiz Barretto, propôs hoje, em São Paulo, aos presidentes das companhias aéreas Gol (controladora da Varig), Constantino de Oliveira Júnior, e TAM, David Barioni Neto, a construção de uma agenda comum para o desenvolvimento de ações voltadas para o aumento do fluxo de turistas no território nacional. Em reuniões, em separado com cada um dos presidentes, Luiz Barretto explicou que a participação das empresas aéreas é fundamental para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Entre elas estão as de promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno e gerar 7,7 bilhões de dólares em divisas com o turismo internacional até 2010.
Luiz Barretto destacou ainda a importância do Programa Viaja Mais Melhor Idade, dirigido ao público com mais de 60 anos, neste esforço. Nesta segunda fase, que terminou em junho, foram vendidos 140 mil pacotes. É quase o triplo do projetado para este ano (cerca de 50 mil). O ministro observou que o programa está cumprindo o seu objetivo de ocupar a rede hoteleira e os equipamentos turísticos nos períodos de ociosidade, uma idéia que pode ser trabalhada junto às companhias aéreas.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que acompanhou o ministro nas duas reuniões, fez uma exposição sobre as campanhas realizadas no exterior pelo instituto para atrair mais turistas para o Brasil. Ela apresentou ainda um estudo sobre a organização da malha aérea nacional e falou da necessidade de se aumentar a oferta de vôos internacionais para os aeroportos brasileiros.
Outro tema importante, tratado pelas empresas e o ministro, foi a ampliação de vôos na América do Sul. Trata-se de uma das diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo de integração dos países sulamericanos.
Ass. de Comunicação do Ministério do Turismo – ASCOM
Ass. de Comunicação da Embratur – ASCOM