Para Embratur, ações de publicidade ajudaram a elevar gastos de turistas estrangeiros

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Para Embratur, ações de publicidade ajudaram a elevar gastos de turistas estrangeiros

Os números divulgados ontem (28) pelo Banco Central (BC) sobre gastos de turistas estrangeiros no Brasil mostram que as ações do Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), tem dado os resultados esperados. A afirmação é da presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Segundo Jeanine, os dados do Banco Central mostram claramente que os turistas que vêm ao Brasil ficam mais tempo e, portanto, gastam mais dinheiro. "Para nós, o aumento de 19% [no acumulado dos último seis meses] em relação a junho do ano passado é bastante significativo no que diz respeito àquilo que o turismo pode contribuir para o desenvolvimento do país", afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

Apesar de continuar havendo saldo negativo entre os valores gastos por turistas brasileiros no exterior e os de turistas estrangeiros no Brasil, o mês de junho deste ano registrou a entrada de US$ 426 milhões no setor, um crescimento de 24,91% em relação aos US$ 341 milhões do mesmo mês de 2007, e foi o melhor junho desde 1969.

No valor acumulado no primeiro semestre de 2008, foram alcançados US$ 2,899 bilhões de gastos de estrangeiros, volume que é 19,02% superior ao o montante recebido no mesmo período do ano passado, que foi de US$ 2,436 bilhões. O valor deste semestre já é maior do que o registrado em todo o ano de 2003.

Jeanine Pires acredita que as ações de publicidade em diversos países e o relacionamento com agências de viagens e operadoras de turismo têm dado bons resultados para o desenvolvimento do setor. De acordo com Jeanine, atualmente a América Latina é prioridade para a Embratur, especialmente Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. Ela destacou que também tem sido feito um trabalho forte na Europa e nos Estados Unidos, "onde estão os principais mercados emissores e onde estão os turistas que ficam mais tempo".

Segundo a presidente da Embratur, a principal contribuição que o setor de turismo pode dar à balança comercial é continuar batendo os recordes de gastos de estrangeiros no país. "Fortalecemos aí a balança comercial – turismo é o primeiro item da pauta de serviços, é o quarto item da pauta geral – e nós pretendemos continuar todo o trabalho de marketing e promoção do Brasil no exterior, fazendo com que os visitantes fiquem mais tempo, conheçam o Brasil e deixem mais riquezas."

Para o resultado final deste ano, no valor que for acumulado até dezembro, Jeanine disse que a expectativa é de um crescimento de cerca de 15% em relação a 2007.

Autor: Agência Brasil
Data: 29/07/08