Caminhada ecológica ao Pico da Pedra supera desafios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Caminhada ecológica ao Pico da Pedra supera desafios

Integração, socialização e muitas informações sobre educação ambiental são as metas buscadas nas trilhas.

Os grupos Amigos da Fotografia e Color Center organizaram no ultimo domingo, dia 31 de agosto, uma caminhada ecológica ao Pico da Pedra, em Camboriú, litoral de Santa Catarina, reunindo 52 pessoas. O objetivo da iniciativa é despertar o interesse pela prática da atividade física regular e transmitir informações sobre educação ambiental.

O fotógrafo Celso Peixoto, responsável pela atividade, destaca que a maioria dos participantes era composta por fotógrafos. “A atividade é de integração e de socialização, por estarmos em família e entre amigos, possibilitou conhecer Camboriú através dos seus pontos turísticos e culturais”, explicou Peixoto.

A atividade teve início na estrada de Congonhas, local de acesso dos praticantes de esportes radicais. Motivados pela exuberância da Mata Atlântica, os participantes percorreram cerca de 03hrs em meio às trilhas na mata. Diversos fatores foram marcantes e o otimismo de alcançar o objetivo, fez da subida uma verdadeira conquista.

Na caminhada havia jovens, adultos, ciclistas, morados das redondezas, enfim, um público diversificado. Mas o que mais marcou este passeio foram os desafios vencidos pela integração do grupo. Participantes com baixa visão, fobia de altura e com câncer mostrando o espírito de irmandade e a vontade de todos em fazer a diferença e sobrepor os obstáculos.

Após a subida, todos receberam lá no alto, instruções sobre a necessidade de proteger o ambiente em que vivemos. Muita descontração e brincadeiras foram sendo executadas durante todo o dia, além de centenas de fotografias que serão divulgadas em uma exposição fotográfica e sorteio de brindes.

Já o Assessor de Turismo de Camboriú vê essa mobilização como um despertar da consciência em relação ao meio ambiente. Segundo ele, “para salvar o mundo precisamos preservar os patrimônios naturais que estão ao nosso lado”, declarou Sandro Rocha.

Na descida, todos fizeram um arrastão recolhendo todo o lixo produzido. Foi recolhido um volume inexpressivo, o que demonstra que as pessoas que ali visitam, estão cuidando do local. Ao todo, foram 06hrs de atividades, entre subidas e descidas, que contou com o apoio do Departamento de Turismo de Camboriú, Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar de Santa Catarina, Anjo da Guarda Fest, Bombeiros Militares, Garra Aventura e IDEIA – Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental.

CURIOSIDADE:

O local foi utilizado como ponto de observações do Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial. Há uma ótima visão de Florianópolis e cidades vizinhas do local, especialmente as da Foz dos Rios Itajaí e Tijucas. Encontra-se a 678 metros de altitude.

Informações adicionais com Celso Peixoto (0**47) 9955-7895

FONTE: Assessoria de Turismo de Camboriú

FOTOS: Celso Peixoto, Marcelo Fernandes e Flávio Fernandes