Presidente Lula e ministro do Turismo lançam campanha Brasil Sensacional em Nova Iorque
Além dos Estados Unidos, a campanha será veiculada em outros 11 países considerados prioritários para a promoção internacional do Brasil. As peças serão adaptadas segundo o perfil de cada turista. Custo total da campanha publicitária, que vai até junho de 2010, é de U$ 88 milhões
Ressaltar a diversidade do turismo brasileiro e oferecer ao turista estrangeiro diferentes experiências em uma mesma viagem ao Brasil. Esses são os principais objetivos da campanha publicitária “Brasil Sensacional”, lançada ontem (22), em Nova Iorque, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
“Nos próximos dez ou quinze anos, o Brasil será um dos expoentes do turismo no mundo. O governo já está investindo em infra-estrutura para garantir todas as condições para o turista que vem visitar nosso país”, disse Lula, na cerimônia de lançamento.
O presidente aproveitou para convidar todos os norte-americanos a virem ao Brasil conhecer as “as coisas mais belas da natureza”. “Estamos de braços abertos”, acrescentou.
Em discurso, o ministro do Turismo destacou que esse é um momento “especial” para lançar a campanha. “Com a entrada em operação de novos vôos dos Estados Unidos para o Brasil, inclusive para novos destinos no como Salvador, Recife e Fortaleza”, anunciou Barretto.
Na avaliação dele, os novos vôos vão diversificar os portões de entrada no Brasil e colaborar para desenvolver o turismo em regiões como o Nordeste, que agora podem receber turistas de alta renda, como os norte-americanos.
Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e da Bahia, Jacques Wagner elogiaram o lançamento da campanha publicitária, e ressaltaram a importância do turismo para o desenvolvimento do Nordeste. “Essa campanha nos deixa bem animados”, comentou Campos.
Para Jacques Wagner, o país vive “um momento mágico e sensacional, porque conseguiu o equilíbrio de três coisas: crescimento econômico, inclusão social e melhoria na vida dos brasileiros”.
Sobre a campanha – A campanha publicitária será veiculada, além dos Estados Unidos, nos outros países considerados prioritários para a promoção internacional do país: Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Holanda e Itália. Em cada um deles a campanha será adaptada de acordo com o perfil de preferência e as características do turista. O investimento total da campanha é de U$ 88 milhões (entre setembro de 2008 a junho de 2010).
As peças combinam cenários turísticos em pares: um já conhecido internacionalmente e outro pouco conhecido pela maior parte dos estrangeiros. A campanha será veiculada em jornais, revistas, emissoras de TV, transporte público, outdoors e, principalmente, na internet.
Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, campanha publicitária é um dos pilares da ofensiva promocional para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. “Essa ação também contempla o lançamento do novo estande para participação em feiras internacionais de turismo, a renovação do material promocional e ações específicas de comunicação com o mercado turístico”.
Lançamento – Participaram do lançamento em Nova Iorque cerca de 300 pessoas, entre operadores de turismo norte-americanos e brasileiros, representantes das companhias aéreas que voam para o Brasil e imprensa nacional e estrangeira.
Além do governador da Bahia, Jacques Wagner, e de Pernambuco, Eduardo Campos, também estiveram presentes os ministros Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República; Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e Edson Santos, da Secretaria Especial para a Igualdade Racial. Os secretários de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, da Bahia, Domingos Leonelli, do Rio de Janeiro, Márcia Lins e do Amazonas, Oreni Braga, prestigiaram o lançamento da campanha.
Estatística:
– 85,4% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil tiveram suas expectativas superadas durante a viagem ao País
– 86% pretendem voltar ao Brasil
– 51% pretendem voltar para conhecer novos lugares
– 94% dos turistas recomendariam o Brasil como destino turístico Autor: Ascom Mtur apud www.gestour.com.br Data: 23/09/08