Exposição atrai todos os olhares para o mundo das duas e quatro rodas.
Numa ação arrojada, o Atlântico Shopping Center e o Anjo da Guarda Fest, realizam juntos, de 19 de Janeiro a 01 de Fevereiro, uma super exposição sobre o mundo das duas e quatro rodas.
Estrelas da exposição, como a Limusine Chevrolet 1951, um exemplar raríssimo em solo brasileiro importado dos Estados Unidos, utiliza como combustível principal o gasogênio, um Peugeot 206 preparado para competições do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e Copa Peugeot, e uma moto Teneré 600CC que participou de duas expedições internacionais, poderão ser vistos.
De acordo com o idealizador da exposição, Sandro Rocha, a intenção é difundir diversas maneiras simples de eventos na Região da Costa Verde Mar, além de atrair ainda mais, milhares de turistas, que nesta época do ano invadem a cidade de Balneário Camboriú. “Temos expostos dois segmentos de veículos, nacionais e importado, o que retrata a evolução da indústria automobilística no Brasil e no Mundo”, declarou.
A Limusine Chevrolet 1951, que circula há 31 anos com a família de Elemar Schmidt, de Benedito Novo, cidade vizinha a Blumenau, no Médio Vale do Itajaí, é um automóvel movido à lenha. Em uma espécie de tanque de aço inox acoplado ao porta-malas, chamado gasogênio, pode ser colocado até 22 quilos de lenha e com eles rodar 180 km, afirma Schmidt.
O gás produzido com a queima da madeira passa por um filtro e segue para o motor. Ecologicamente correta, de graça e eficiente, a limusine da Chevrolet é o xodó de Elemar, de 51 anos, que fabricou o motor a lenha ao lado do pai, Arnoldo Schmidt, 75 anos, o primeiro proprietário do carro.
Sentado no banco do motorista, Elemar controla o funcionamento da máquina. O carro possui dois aceleradores, um para utilizar o gás e outro para acionar a gasolina que está em um tanque de 10 litros. “Tenho a gasolina como prevenção. Às vezes, em uma ultrapassagem, ela faz o carro render mais e eu acabo usando”, diz Elemar.
Nessa hora, ele também aciona o registro da gasolina e fecha o registro do gás, ambos próximos ao volante do carro. “Em 31 anos, fazendo a limpeza a cada mil quilômetros, nunca deu problema no gasogênio”, declarou.
Elemar tem licença para circular em todo o Brasil com a Limusine Chevrolet 1951, que já foi destaque em vários meios de comunicações nacionais e internacionais.
A exposição ainda revela outra surpresa. Um Peugeot 206 Rally que possui um forte motor de 130CV de potência, conseguido através da mudança no comando de válvula, na taxa de compressão, no coletor de escapamento e no novo mapeamento do módulo de injeção.
O veículo é constituído de tubos de aço sem costura que seguem as exigências da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), formando a "gaiola", além de protetores adicionais no cárter e no tanque de combustível.
Para ser piloto de Rally de Velocidade, o competidor deve ter uma licença especial para correr, o que não acontece no Rally de Regularidade. De acordo com o piloto Charles Henrique Dalmolin, vice-campeão do Campeonato Catarinense Rally de Regularidade em 2005 e 2007 e campeão em 2006, destaca em sua nova carreira na velocidade, que os veículos estão limitados a um regulamento em que nada pode ser alterado sob pena de desclassificação do participante, pois para ficar ainda mais competitivo, todos os veículos são configurados da mesma maneira, declarou.
Completando a exposição, uma moto Teneré 600CC, que participou de duas expedições, batizadas como Expedição Interligando o Mercosul. Na primeira expedição realizada em 2007, os aventureiros Nivaldo Evaristo e Joel de Rezende, percorreram 10.000 km, e passaram por Estados do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Na segunda expedição realizada em 2008, os aventureiros Joel de Rezende e Carlos Beppler, percorreram 8.500 km e passaram por Estados do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Bolívia.
A exposição conta com o apoio de Elemar Schmidt, Praia Motos Yamaha, Embracore Informática, Atrupe Comunicação Visual, Confecções Ilha Brasil, Contabilidade Bolda & Azzi e Governo Municipal de Villa Carlos Paz.
SERVIÇO:
Visitação de 19 de Janeiro a 01 de Fevereiro, de segunda à sábado, das 10 às 24h e Domingo até às 23 horas. Entrada gratuita. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones: (0**47) 3367-6464 com Enzo ou 9112-5652 com Sandro.
LOCAL:
Piso Térreo do Atlântico Shopping Center, Avenida Brasil, 1271, Centro, Balneário Camboriú – SC.
Fonte: Sandro Rocha
Diretor Geral de Operações Terrestres e Aéreas
Anjo da Guarda Fest
www.anjodaguardafest.com.br
(0**47) 9112-5652