Porto Belo sediará Encontro de Estudos Museológicos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
Data: 23/07/2009Release nº 319/2009 Porto Belo sediará Encontro de Estudos Museológicos O município de Porto Belo irá sediar o 31º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológico. O encontro inicia no dia 02 de agosto, seguindo até dia 5 de agosto. O evento é resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Porto Belo e o Núcleo de Estudos Museológicos – NEMU da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O objetivo do encontro é capacitar e instrumentalizar os trabalhadores de museus para aplicação de procedimentos técnicos museológicos no patrimônio local; bem como promover o encontro de especialistas na área de museus e agentes culturais. Um dos destaques da programação será a realização de seis oficinas, com carga horária de 20h aula e certificadas pela UFSC, abordando Organização e Conservação de Acervos Fotográficos; Plano Museológico: implantação e gestão de museus; Princípios Básicos de Documentação de Acervos Museológicos – Museu, Museologia e Museografia; Conservação preventiva de bens culturais, Teoria Museológica – princípios básicos de museologia; e Noções de conservação e restauro de documentos. A presidente da FMC de Porto Belo, Cristiane de Jesus, conta que todas as oficinas estão abertas para a participação da comunidade de Porto Belo. “As oficinas são gratuitas e para todos os moradores de Porto Belo. Os interessados devem procurar a FMC, até o dia 30 de julho e fazer a inscrição para as oficinas”. Vale lembrar que durante a realização do 31º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos, o município de Porto Belo terá a oportunidade de divulgar as potencialidades locais, mostrando a sua história, cultura, gastronomia, folclore e turismo local, para os participantes do evento. Mais informações pelo fone (48) 9114-4477 com professor Francisco do Vale Pereira – NEMU/UFSC ou ainda no (47) 3369-8969, na Fundação Municipal de Cultura. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 31º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos 

DIA 02/08 – Domingo

 18h – Inscrições e credenciamento19h – Abertura do evento19:45h – Conferência de abertura20:45h – Apresentações culturais21:15h – Jantar/Coquetel 

DIA 03/08 – Segunda-feira

 09:00h – Vista a Igreja Matriz (Patrimônio histórico)10:30h – Visita ao Alambique12:00h – Almoço13:30h – Início das oficinas15:30h – Confabulações degustativas16:00 – Oficinas18:00h – Encerramento das oficinas 

DIA 04/08 – Terça-feira

 09:00h – Oficinas10:00 – Confabulações degustativas11:00h – Oficinas12:30 – Intervalo para almoço14:00h – Oficinas15:30 – Confabulações degustativas16:00h – Oficinas20:30 – Jantar 

DIA 05/08 – Quarta-feira

 09:00 – Oficinas10:30h – Confabulações degustativas11:00h – Oficinas12:30 – AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DO EVENTO  

OFICINASCarga horária 20h/aula (Certificadas pela UFSC)

 

  • Organização e Conservação de Acervos Fotográficos

Técnicas de conservação fotográfica: Higienização e estabilização; técnicas de preservação fotográfica – acondicionamento e guarda, materiais, acessórios, embalagens, mobiliário, ambiente (parâmetros de temperatura e umidade relativa). 

  • Plano Museológico: implantação e gestão de museus

Temas referentes à implantação e gestão de museus, com ênfase na legislação nacional e na importância e elaboração do plano musicológico; noções e restauro de documentos com embasamento teórico e prático sobre noções de conservação e restauração de cervos e sua importância na preservação da memória documental da instituição. 

  • Princípios Básicos de Documentação de Acervos Museológicos – Museu, Museologia e Museografia

A importância da documentação museográfica. Documentação e pesquisa nos museus. Processamento técnico, preservação e gestão da informação. A construção de bases de dados. Sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações. Inventário e catalogação. A construção de redes de informação e política de documentação: da aquisição ao descarte. 

  • Conservação preventiva de bens culturais

Estudo dos conceitos de conservação preventiva de edifícios, sítios históricos e coleções. O meio ambiente e seu entorno. Agentes da degradação. Metodologias de diagnostico, monitoramento e estratégias de controle e conservação preventiva. Os museus e as definições acerca da linguagem museográfica. 

  • Teoria Museológica – princípios básicos de museologia

Oficina teórica que tem por objetivo apresentar à reflexão dos participantes conceitos e princípios básicos relativos a patrimônio cultural, museologia, museus, coleções, acervos museológicos. Os diferentes tipos de museus, as funções básicas de um museu, as definições de museu pelo ICOM, IBRAM, PNM. 

  • Noções de conservação e restauro de documentos

Embasamento teórico e prático sobre noções de conservação e restauração de acervos e sua importância na preservação de memória documental da instituição.