Alerta para os Riscos do Colesterol Alto
01/08/2008 |
Dia 8 de agosto é o Dia nacional de Controle do Colesterol. Para marcar a data, a SBEM Regional Santa Catarina divulga um alerta à população. Segundo especialistas, atividade física e dieta balanceada ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. A SBEM-SC realizará, neste mês de agosto, uma campanha de prevenção, com exames gratuitos para dosagem de colesterol à população, além de palestras gratuitas. Veja o material informativo preparado pela SBEM-SC.
Dia 08 de agosto – Dia Nacional de Controle do Colesterol
Atividade física e dieta balanceada ajudam a diminuir os níveis de colesterol alto
Quando não nos alimentamos de maneira correta podemos ter excesso de colesterol no sangue. Uma alimentação rica em gordura pode aumentar o nível de colesterol e causar doenças cardíacas e circulatórias. “O colesterol é uma gordura necessária para o bom funcionamento do organismo e está presente nos alimentos. Nosso corpo também fabrica colesterol, principalmente no fígado. Assim, como podemos fabricar a quantidade de colesterol que necessitamos, uma alimentação rica em gordura saturada pode elevar os níveis de colesterol no sangue e nesse caso será prejudicial”, alerta o Dr. Luiz Antônio de Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de Santa Catarina.
Nos dias atuais onde predominam o sedentarismo, a alimentação rica e abundante em gordura e açúcar livre, a obesidade, o estresse e o tabagismo, os estudos têm mostrado que as placas de gordura nas artérias (circulação) começam muito cedo, sendo que aos 20 anos, aproximadamente 20% desta população já estará afetada de alguma forma. Os eventos finais deste processo, infarto e derrame, são as maiores causas de mortalidade em nosso meio.
Visando esclarecer e alertar a população em relação a estes fatos, a Regional de Santa Catarina, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia está lançando uma Campanha de Prevenção, que ocorrerá neste mês de agosto, com exames gratuitos para dosagem de colesterol à população, além de palestras gratuitas. Mais informações no site www.sbemsc.org.br ou pelo telefone (48) 3231 0336.
Colesterol Bom x Colesterol Ruim
O colesterol total é uma combinação dos tipos de colesterol HDL (High-Density Lipoprotein), LDL (Low-Density-Lipoprotein) e VLDL (Very-Low-Density-Lipoprotein). Cada um desses tipos tem uma função no organismo. “O LDL, que significa “lipoproteína de baixa densidade”, é chamado de ruim porque ele forma as placas de gordura e entopem os vasos sanguíneos. Então, quanto mais alto o LDL, maior a chance de doenças como acidente vascular cerebral, infarto, entre outras”, explica o endocrinologista. O HDL (lipoproteína de alta densidade) é o bom porque ajuda a remover o excesso de colesterol ruim do sangue.
Os triglicerídeos também são prejudiciais porque junto com o LDL aumentam o risco de doença coronariana por formação de placas de gordura nas paredes das artérias e veias, impedindo a passagem de sangue, o que causa o infarto.
Controlar a Alimentação é Importante
Se uma pessoa consome muita gordura, vai aumentar os níveis de colesterol ruim, por isso a alimentação é a chave para diminuir os depósitos de gordura no organismo. Parar de fumar, controlar bem a pressão arterial e outras doenças como o diabetes ajudam na prevenção de doenças cardíacas e vasculares. A atividade física é fundamental porque além de diminuir os riscos cardíacos, ajuda a baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Para se obter uma vida mais saudável procure consumir alimentos que são mais benéficos e principalmente livres de gordura. Eis alguns exemplos:
Consumir a vontade
- Verduras
- Legumes
- Frutas frescas
- Aves sem pele
- Peixes
- Leite desnatado
- Queijo branco
- Óleos de Oliva, Canola e Girassol
É importante salientar que nenhum alimento deve ser consumido exageradamente com o intuito de reduzir as taxas de colesterol. "Não existem alimentos que por si só diminuem os níveis de colesterol, ainda que ingeridos em grande quantidade. O importante é a combinação de dieta balanceada, prática de atividade física regular e consultas periódicas ao médico para exames preventivos”, orienta Dr. Luiz Antônio de Araújo.
Alimentos que devem ser evitados
- Carne de porco
- Lingüiça
- Bacon
- Embutidos em geral
- Leite integral
- Queijos amarelos e cremosos
- Ovos
- Manteiga
- Coco
- Chocolates
- Doces
- Frituras
- Refrigerantes
- Pão doce
- Molho branco
- Amendoim
- Abacate
Na hora de escolher os alimentos é importante levar em consideração alguns detalhes, como observar o rótulo e ver as informações sobre a quantidade de gordura saturada e colesterol (ovos, banha animal ou vegetal, queijos, miúdos e manteiga). Se ao ler a embalagem você perceber que existe uma variedade de ingredientes muito gordurosos, o produto deverá ser evitado.
Dicas de Alimentação
- Na hora de fazer o prato, comece pelas saladas e use molhos à base de óleo vegetal e vinagre.
- Se for comer pães, prefira os mais simples. Evite croissants, pães doces e roscas com frutas.Troque a manteiga por margarina tipo “light”.
- Cereais e leguminosas são excelentes para a saúde. Milho, trigo, aveia, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilhas secas, feijões e batatas cozidas são recomendados.
- O frango deve ser sem pele e sempre cozido ou grelhado.
- As carnes devem estar sem gordura. Peça que a camada de gordura aparente seja retirada no açougue ou no supermercado.
- Se comer hambúrguer, troque o acompanhamento de batata frita por salada de alface e tomate. Dispense os molhos à base de maionese e queijo.
- Escolha peixes sempre cozidos ou ensopados.
- Prefira massas somente com molho de tomate. Evite pedir molhos com carnes, salsichas, molhos brancos e à base de queijos.
- Vegetais podem ser consumidos à vontade, cozidos ou crus.
- Os doces, chocolates, tortas, balas, sorvetes, biscoitos recheados e Milk-shakes devem ser trocados por frutas da época. Frutas em calda enlatadas não são recomendadas. Picolés de fruta, iogurtes de baixa caloria, barras de cereais e geléias de baixa caloria são permitidos.
Números importantes
Os níveis de colesterol são medidos em mg/dL. O National Cholesterol Education Program desenvolveu as seguintes classificações para pessoas acima de 20 anos que não têm doença cardíaca:
- ÍVEL DESEJADO DE COLESTEROL NO SANGUE – Colesterol total no sangue menor que 200 mg/dL; LDL menor que 130 mg/dL.
- NÍVEL LIMÍTROFE DE COLESTEROL ALTO – Colesterol total entre 200 e 239 mg/dL ou LDL entre 130 e 159 mg/dL.
- COLESTEROL ALTO – nível total de colesterol maior que 240 mg/dL ou LDL superior a 160 mg/dL. Para pacientes com doença cardíaca, LDL acima de 100 mg/dL é muito alto. Adicionalmente, nível de HDL menor que 35 mg/dL é considerado baixo e aumenta o risco de doenças do coração.
Informações:
Secretária SBEM SC
Fone: (48) 3231 0336/9102 5378
E-mail: sbemsc@sbem.org.br
Site: www.sbemsc.org.br
Rodovia SC 401 – KM 04 – Nº. 3854
Saco Grande – Florianópolis/SC
CEP. 88032-005
Fonte: Assessoria Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Santa Catarina.