Vacina contra o HPV: prevenção eficaz do câncer de colo de útero

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Vacina contra o HPV: prevenção eficaz do câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero, na atualidade, é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, é a primeira. O causador dessa enfermidade que vitima milhares de mulheres em todo o mundo é o HPV, cujo nome científico é Vírus do Papiloma Humano, principalmente dos tipos 16 e 18, sendo que existem mais de 200 subtipos do vírus.

O câncer de colo de útero é 100% evitável. Diferentemente do que acontece nos casos de câncer de mama, ele dá ‘avisos’ de que está ocorrendo. Existe uma série de informações celulares identificáveis por meio dos exames ginecológicos (colposcopia e papanicolau ou colpocitológico)”, destaca o ginecologista e obstetra Salésio Nicoleit, da Clínica Próvida, em Tubarão.

Para evitar que a lesão inicie, hoje, dispõe-se de dois tipos de vacina. A quádrupla previne mulheres que nunca foram infectadas de quatro tipos de HPV: 16, 18, 6 e 11. O 16 e o 18 são os responsáveis pela maior porcentagem de câncer. O 6 e o 11 causam o condiloma acuminado ou cavalo-de-crista (verruga genital). “Essa vacina tem o que chamamos de reação cruzada, garantindo uma proteção ampliada quanto aos outros tipos de HPV”, ressalta o médico. Existe também a vacina dupla, a qual protege apenas contra os subtipos 16 e 18, não protegendo contra a verruga.

Prevenção e combate – O ginecologista frisa a importância de se realizar os exames ginecológicos uma vez por ano, mesmo quando não existam sintomas aparentes da presença de HPV. “Ao perceber verrugas na região genital, odor forte e sangramentos durante as relações sexuais, a paciente deve consultar o médico imediatamente”, alerta.

Vale destacar que o uso de preservativo, sempre indispensável nas relações sexuais, nem sempre previne o HPV da verruga, causado pelos subtipos 6 e 11, que podem estar presentes também na região da virilha e das coxas. Entretanto, é um recurso eficaz ao combate dos subtipos de HPV 16 e 18, os que causam o câncer de colo de útero. “É imperioso lembrar que a vacina não dispensa esse recurso, bem como a visita periódica ao ginecologista”, conclui o médico.

Vacina – A Clínica Próvida dispõe da vacina contra o HPV, tanto da quádrupla quanto da dupla. Para mais informações e também para a marcação de consultas, o telefone é o (48) 3631-1500.

Fonte:http://www.clicprovida.com.br