Sensação alucinante. A dor de cabeça pode ser incômodo passageiro, mas é preciso ficar alerta quando o problema se torna um mal crônico

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Sensação alucinante.

A dor de cabeça pode ser incômodo passageiro, mas é preciso ficar alerta quando o problema se torna um mal crônico


A dor de cabeça pode ser tão insuportável que, no momento da crise, as pessoas fazem qualquer coisa para se livrar dessa sensação alucinante. Se não for a pior, a dor de cabeça é, sem dúvida nenhuma, uma das mais incômodas, capaz de tirar qualquer um do eixo, do prumo, enfim, do norte. Mas, apesar de tudo isso, parece pouco provável que alguém tope pôr um crocodilo de argila com um trigo na boca amarrado sobre a cabeça por meio de uma faixa de linho branca com os nomes de vários deuses. Não é tão absurdo assim. Saiba que, na Antigüidade, os egípcios topavam fazer isso para se livrar das dores.

Na atualidade, a simpatia egípcia foi substituída pelo uso dos analgésicos, que se usados de forma indiscriminada só fazem piorar algumas dores crônicas. O neurologista Abouch Krymchantowski alerta para a importância de se buscarem as causas das dores de cabeças, que podem ser de 180 tipos diferentes, para um tratamento adequado. Porém, muita gente se automedica, fazendo com o que o problema aumente em intensidade e gravidade.


A enxaqueca, por exemplo, é um problema genético no cérebro , mas que não é a única causa de fortes dores de cabeça. Está entre as classificadas como primárias, causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro que levam à dor por mal funcionamento de neurotransmissores e/ou seus receptores. As secundárias, como o nome indica, resultam de outros problemas, como por exemplo uma sinusite aguda ou um problema de dente.

A enxaqueca acomete 15% da população. Já as tensionais (tensão na cabeça) atingem 80% das pessoas em forma episódica e 3% de forma crônica; e as trigêmino-autonômicas atingem de 0,4% a 1% de quem tem dores crônicas. "As dores de cabeças tensionais são as mais comuns. Geralmente, passam com um banho morno, um relaxamento e um analgésico", informa. O alerta é para quando as dores de cabeça tornam-se freqüentes, com ocorrência de duas ou três vezes por semana. A dor de cabeça é definida como a presença da sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face.

Fonte:www.saudeplena.com.br