Diagnóstico da AMFRI prevê nove produtores rurais interessados no investimento à piscicultura em Balneário Piçarras

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A partir do diagnóstico de viabilidade técnica e econômica efetuado pela AMFRI, nove produtores rurais de Balneário Piçarras mostraram interesse no investimento em piscicultura. O diagnóstico mostra o passo a passo e os investimentos necessários para que a piscicultura seja incrementada como fonte de renda aos produtores.

A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí disponibilizou um Engenheiro Agrônomo para que efetuasse o levantamento juntamente com o setor de Agricultura e Pesca. O chefe de Pesca, Luiz Cláudio Vidal, avalia como positivo o diagnóstico “O diagnóstico levou em conta a documentação, a viabilidade econômica e a viabilidade técnica de cada propriedade. Dentre os investidores rurais do município, nove estão dentro dos requisitos e dispostos a investir na piscicultura, pois já viram a rentabilidade do segmento. Nosso papel é de auxiliar o início desse processo” explica.

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Maurício Narloch, o diagnóstico produzido pela AMFRI, será apreciado na Assembleia Geral dos Prefeitos ainda neste mês. Maurício falou ainda sobre a segunda etapa do processo “Com o diagnóstico pronto, vamos iniciar o processo de licenciamento ambiental das propriedades e em seguida, trabalhar em cima do projeto técnico de retificação/construção dos viveiros” salienta.

O Setor de Agicultura e Pesca de Balneário Piçarras vem desde 2013, no processo de incentivo aos agricultores no investimento em Piscicultura. Financiando cursos e visitas técnicas, o setor vê a possibilidade de uma nova renda aos produtores rurais do município, trazendo também um novo formato “Através de um baixo investimento, o produtor terá a chance de obter mais uma fonte de renda, promovendo inclusive, o aumento do PIB municipal” finaliza Vidal.