Abertura dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina será neste sábado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A partir deste sábado (15) Itajaí se transforma na capital do esporte. Quase 5 mil atletas chegam à cidade para disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina. A cerimônia de abertura será às 20h, no Estádio Doutor Hercílio Luz, e promete ser emocionante. A história de Itajaí e sua relação com o esporte será mostrada em uma abertura cheia de cores, música, dança e tecnologia. Grandes nomes do esporte catarinense serão homenageados. O público irá conhecer as 90 delegações que irão disputar o JASC, e ainda, prestigiar o show do cantor Armandinho. A entrada é gratuita. O governador Raimundo Colombo estará presente, além de outras autoridades.

Uma história contada desde a época dos índios até os dias atuais de Itajaí, passando pela época das colonizações, pincelando sobre o ciclo da madeira e contando sobre a instalação do porto. Esse será o enredo na cerimônia de abertura, que começa com a entrada das delegações (como manda a tradição, Brusque sede dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960 – abre o desfile). Cada delegação será conduzida por professores da rede de ensino municipal e da Univali caracterizados de operários portuários em homenagem aos responsáveis pela principal atividade econômica de Itajaí.

Buscando a valorização dos artistas locais, a organização convidou a artista Bárbara Damásio para cantar o Hino do Estado de Santa Catarina e duas companhias de dança da cidade, Companhia de Dança Millenium e Tríade Companhia de Dança de rua, serão responsáveis pelas apresentações de dança e música do evento. Para encerrar a cerimônia, um show de Armandinho, músico gaúcho que adotou a Praia Brava, umas das mais conhecidas de Itajaí, para morar.

Essa, claro, é a parte que pode ser revelada. Muitas surpresas são esperadas para a noite de abertura da maior competição esportiva do Estado, entre elas homenagens a ex-atletas destaques de Itajaí que participarão da escolta da bandeira dos Jogos Abertos e da condução da tocha olímpica. Além disso, a organização promete um show de tecnologia.

 

Itajaí, pronta para receber os JASC

Itajaí está pronta para receber o maior evento esportivo de Santa Catarina. A cidade, que já mostrou sua capacidade para sediar grandes competições internacionais de vela, se preparou durante mais de um ano para recepcionar os melhores atletas do estado durante o JASC. O município investiu na construção e reforma de canchas, pistas e ginásios. Os destaques vão para a Pista de BMX, que segue os padrões olímpicos, e a cancha de bocha.

Esta será a quarta vez que Itajaí sedia os Jogos Abertos de Santa Catarina. E a cidade não está medindo esforços para que esta seja uma edição memorável. Itajaí é considerada a favorita ao título – inédito para a cidade, e vai disputar 46 troféus (só não estará na disputa do tiro armas curtas) e terá cerca de 450 atletas na delegação, muitos deles integrantes de seleções brasileiras. O município é o quarto colocado no ranking de troféus dos JASC, possui 88, fica atrás somente de Blumenau, Florianópolis e Joinville.

O troféu de campeão-geral de 2014 é personalizado com imagens marcantes da cidade-sede, como o Porto e terá o nome de Rubens Fachini, um dos criadores dos Jogos Abertos que faleceu em abril desse ano.

 

Disputas já começam pela manhã

As competições, entretanto, começam já no sábado pela manhã com 14 modalidades. As primeiras medalhas sairão no atletismo, no tiro e na natação. Ao todo, aliás, serão quase 700 medalhas distribuídas até o último dia dos Jasc. Troféus serão 47, em 26 modalidades, além é claro do troféu entregue ao campeão-geral, que nesta edição homenageia a cidade-sede através da imagem de um navio no porto e levará o nome do comendador Rubens Fachini, um dos criadores dos Jasc, que morreu em abril desse ano.

Após bater na trave e ficar com o vice-campeonato nas duas últimas edições (2012 em Caçador e 2013 em Blumenau), Itajaí investiu pesado para romper a barreira e entrar no seleto grupo de campeões dos JASC, que até hoje tem apenas as três maiores cidades do Estado: Joinville, Florianópolis e Blumenau. A representante do Vale do Itajaí, maior vencedora dos Jogos, com 40 conquistas, sendo a última no ano passado, será a principal rival dos donos da casa na disputa pelo título.