O Colegiado de Contadores Públicos Municipais da AMFRI – CCPM se reuniu na manhã da última quinta-feira (13), na sede da associação, com a presença do senhor Marcos Emilio, presidente do Sindicont. A valorização da categoria, o funcionamento do Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Itajaí, a prestação de contas e saldo no exercício de 2014 dos consórcios de Turismo e Saúde da AMFRI foram os principais temas do encontro.
O coordenador do CCPM, Jean Carlos Coelho, explica que o interesse do Colegiado por conhecer melhor o Sindicato originou-se em reuniões anteriores quando discutiam formas de buscar melhorias nos vencimentos da categoria nas Prefeituras. Inicialmente o grupo levou o assunto à coordenadora da comissão para assuntos de interesse público junto ao Conselho Regional de Contabilidade, Michele Roncalho. Como a coordenadora apontou que o Conselho tem o papel de fiscalizar não podendo entrar neste mérito, o grupo decidiu buscar apoio em um órgão sindical.
Marcos Emílio, presidente do Sindicont de Itajaí, fez uma breve explanação sobre o funcionamento do Sindicato. A entidade tem como finalidade representar perante as autoridades administrativas e jurídicas, os interesses gerais e individuais de seus associados. Analisando as atribuições do Sindicato, os contadores chegaram à conclusão que hoje este órgão está mais voltado para a categoria que atua no setor privado, devendo haver ações voltadas para o setor público, as quais o presidente se comprometeu em fazer um estudo.
Para o colegiado, ficou claro que há dificuldade para implantar uma política geral de salários para a categoria. “Não é uma tarefa fácil, pois os municípios possuem estruturas diferentes de ordem organizacional e financeira, dificultando a mensuração de salário para o Contador”, enfatiza o presidente do CCPM, Everaldo Izau Desidério. O que foi aceito por todos como possibilidade de implantação, é a reestruturação da contabilidade nos municípios trazendo o setor contábil para status de contadoria geral, a exemplo do que já é praticado na Prefeitura Municipal de Itajaí.
Em seguida, o contador Jean, abordou a prestação de contas e destinação do saldo de 2014 dos consórcios de Turismo e Saúde da AMFRI,buscando a opinião dos presentes sobre o destino dos saldos não utilizados nas despesas administrativas do consórcio de saúde, já que o turismo deve zerar os valores. O grupo foi unanime na decisão de consultar os Secretários e Prefeitos, considerando que o contador apenas registra os fatos e não os produz.