O Prontuário SUAS – Sistema Único de Assistência Social foi o tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (19), na sede da AMFRI, com a presença de representantes do setor de toda região. A psicóloga da secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras, Ana Paula Stiebler compartilhou as informações apresentadas na primeira capacitação realizada pelo Governo Federal com o objetivo de iniciar a implantação e utilização do Prontuário.
Conforme destaca a assistente social do Centro de Referência Especial de Assistência Social – CREAS de Itapema, Cida Reis, a reunião na AMFRI foi muito importante para todos os municípios terem o conteúdo passado em Brasília. “Com a multiplicação das informações sobre o prontuário poderemos articular a implantação em nossas secretarias municipal de assistência social”.
O Prontuário SUAS demarca o início do trabalho social com a família e ainda indica o caráter processual e continuado do acompanhamento familiar no âmbito do SUAS. O principal objetivo é oferecer aos profissionais dos CREAS e dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.
O prontuário SUAS gerará um parâmetro nacional para o registro de informações pelos profissionais, criando condições para a produção de dados e estatísticas mais consistentes. Lilian Mazurek, coordenadora do CREAS de Porto Belo ainda acrescenta que o documento trará outros benefícios aos municípios. “Utilizando o prontuário teremos um monitoramento padrão de nossos usuários e assim poderemos fazer um melhor acompanhamento familiar”.
I Capacitação para Implantação e Utilização do Prontuário SUAS: Balneário Piçarras foi uma das três cidades de Santa Catarina selecionada para participar do evento realizado em Brasília de 18 a 22 de agosto deste ano. Esta capacitação na capital federal teve a presença total de 210 pessoas, representando todos os estados brasileiros.