Dezesseis alunos da escola Monteiro Lobato, no bairro Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras, deram um verdadeiro exemplo de solidariedade nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Orientados pelas professoras Elenice Ficher, Miriam Fátima Santana da Silva, Alessandra Cristina Pereira e Elyse Fernanda Sant’Anna Travassos, todas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), eles distribuíram brinquedos para crianças de quatro instituições do município.
Os “presentes” foram arrecadados pelos próprios alunos do segundo ano da escola. Todo o projeto foi coordenado por Cíntia Metzner de Sousa e supervisionado por Lucinéia Vicente. “Quatro alunas do oitavo ano da escola também ajudaram bastante na organização da campanha”, lembra a diretora da Monteiro Lobato, Luciana Suzin, que elogiou a iniciativa das bolsistas do Pibid. “Essa campanha estimula a solidariedade e faz com que os alunos entendam que há crianças que precisam mais do que eles”, frisa a diretora.
Os mais de 300 brinquedos arrecadados durante a campanha foram distribuídos no início da manhã de ontem. Detalhe: todas as 16 crianças envolvidas na entrega usavam gorros de Papai Noel, em alusão ao espírito natalino. Duas delas, excepcionalmente, foram vestidas com o traje do “Bom Velhinho” e da Mamãe Noel. “Nem todos os pais despertam no filho essa consciência social. O papel do professor não é mais só o de passar conhecimento, mas também o de educar”, explica a professora Elyse Fernanda Sant’Anna Travassos.
O primeiro roteiro da “viagem” foi a extensão do Centro de Educação Infantil Tia Pequena, no bairro Nossa Senhora da Paz. Em seguida, a entrega aconteceu na Associação “Caminhar Juntos”, também no Nossa Senhora da Paz. O Abrigo Anjo Gabriel, no Centro, e o Centro de Educação Infantil Tia Pequena, no Nossa Senhora da Paz, foram as outras duas instituições que receberam a visita especial.