A primeira etapa de elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana (PlanMob) da região segue em ritmo acelerado. Nos últimos dias, três reuniões tratando do Planejamento e Mobilização, foram realizadas na sede da AMFRI. Formas de divulgação do PlanMob, treinamento dos pesquisadores domiciliares e levantamento inicial de informações do setor foram os temas das reuniões.
No dia 27/11 o Colegiado de Gestores de Comunicação Social da AMFRI (Cogecom), sugeriu a empresa responsável pela elaboração dos planos, LePadron – Arquitetura & Consultoria Técnica, a confecção de materiais impressos que explicam o PlanMob. Além disso, os membros do colegiado se comprometeram a ajudar na divulgação de todas as etapas dos planos.
Nesta segunda-feira (1º/12) as treze pessoas que farão a pesquisa domiciliar (etapa 2), foram treinadas. Os sociólogos da LePadron, Aura Correia Lima e Charles Henrique Voos explicaram a metodologia da pesquisa que será iniciada em Itajaí na próxima semana. A didática trata-se basicamente de os moradores responderem a um questionário sobre a Mobilidade Urbana.
A comissão, composta por representantes dos dez municípios da AMFRI, que acompanhará todo o processo de elaboração dos Planos, se reuniu nesta terça-feira (2/12). No encontro, foram apresentados pelos representantes municipais os documentos que as prefeituras já possuem sobre o tema.
Como próximo passo, a elaboração do PlanMob será apresentada oficialmente em uma entrevista coletiva à imprensa na próxima segunda-feira (8), às 9h, no auditório da AMFRI. No evento serão explicados os procedimentos, etapas do plano, e como será feito a pesquisa que embasará os documentos.