Porto Belo discute ações para abastecimento de água

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, e o vice-prefeito, Giovanni Voltolini, participaram nesta quinta-feira, 22, de reuniões para resolver os problemas de abastecimento de água em Porto Belo. Pela manhã, reuniram delegados do Orçamento Participativo, vereadores e a direção da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para cobrar soluções para o problema de coloração da água fornecida para Porto Belo. No período da tarde, junto com a prefeita de Bombinhas, Ana Paula Silva, o vice-prefeito, Paulo, e vereadores de Bombinhas, garantiram que a Conasa (Companhia Nacional de Abastecimento), que atende Itapema, libere a vazão de água do rio Perequê.

Comunidade apresenta problemas a Casan

 Durante duas horas de encontro, prefeito, vereadores e moradores mostraram aos representantes da empresa casos de água turva e sujeira na rede. Participaram o presidente da Câmara, Jonas Amadeu, e os vereadores João Mendes e Francisco Scotini.

O prefeito Evaldo Guerreiro destacou que a Casan necessita urgentemente equacionar os problemas.  “A Casan precisa resgatar a legitimidade junto aos moradores. Para isso, necessita realizar ações imediatamente. Não cabe mais espaço para esperar. Tem que fazer o que for necessário para recuperar o padrão de qualidade”, argumentou.

O novo diretor de operação da Casan, Paulo Meller, se comprometeu a apresentar um plano de ações para corrigir os problemas que se acentuaram nas primeiras semanas de janeiro. “A questão de Porto Belo é tratada como prioridade pela Casan a pedido do governador Raimundo Colombo.”, lembrou.

O superintendente da Casan no Litoral, Carlos Alberto Coutinho, explicou que medidas paliativas já amenizaram a cor da água nos últimos dias. “Verifiquei algumas falhas na estação, que já foram corrigidas. Inclusive, colocamos um engenheiro químico e um técnico à noite para garantir a qualidade da água”, ressaltou o diretor.

O prefeito Evaldo ressalta que ficou acordado que o monitoramento das ações da Casan será feito por esse grupo composto por moradores, vereadores e a prefeitura. “Eu exigi que esse processo fosse acompanhado pela comunidade e pelos vereadores”, enfatizou.

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável libera vazão do rio Perequê

A estiagem apresentada nas primeiras semanas de janeiro apresentou novo problema para o abastecimento de Porto Belo e Bombinhas: a diminuição do volume de água das lagoas de captação da Casan. Após verificação no local, os prefeitos de Porto Belo e Bombinhas, Evaldo Guerreiro, e Ana Paula Silva, respectivamente, identificaram a interrupção do fluxo de água em um dos pontos de captação feita pela Conasa.

Embora a empresa que detém a concessão da cidade vizinha tenha negado que tenha causado o desabastecimento, a direção da SDS (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável) optou por ordenar que seja aberto o registro colocado na barragem, liberando imediatamente o fluxo de água em direção a captação da ETA de Porto Belo e Bombinhas.

O deputado estadual Carlos Chiodini, que assumirá o comando da SDS em fevereiro, participou da reunião para intermediar o impasse. “Gostaria que tivéssemos a sensibilidade de lidar com o problema. Quero que se faça a divisão. Entendo ambas as partes”, destacou. A decisão vale até a próxima sexta-feira. Nesse período, Casan e Conasa terão que instalar medidores de vazão para verificar a quantidade de água captada. Paralelo a isso, a SDS mandará técnicos para avaliarem os pontos de captação que atendem as três cidades.