Empresa vencedora da licitação não entregou os documentos que garantiriam os shows prometidos na proposta financeira e por isso não há embasamento legal para realização do evento na data esperada.
A Prefeitura de Penha anunciou nesta terça-feira, 27, o adiamento da vigésima edição da Festa Nacional do Marisco, prevista para acontecer entre 12 a 16 de fevereiro. O motivo para o adiamento é de que a empresa vencedora da licitação para fornecer a estrutura e contratar todos os shows regionais e nacionais, a CMB Produções e Eventos, não entregou os documentos que garantem os shows nacionais dentro do tempo exigido pelo edital.
“A empresa tinha cinco dias para entregar a carta de exclusividade dos shows e não cumpriu esse prazo. Esse é um documento que confirma que a empresa possui a exclusividade para trazer o show na data marcada. Sem esses documentos não há garantias e estaríamos descumprindo o que exige o edital”, explica o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), lamentando a notícia do adiamento. O prazo citado pelo prefeito foi contado a partir da homologação do resultado final da licitação.
A CMB Produções e Eventos venceu a licitação com a oferta de R$ 246.850,00 para fornecer toda estrutura, trazer e explorar a venda de ingressos para com os shows de Gustavo Lima, Henrique & Juliano e Marcos & Belutti. O valor inicial da licitação era de R$ 249.249,00 e ainda contou com outras três ofertas. “Tentamos contato com a segunda colocada informando sobre a situação, mas não há mais tempo hábil para organização”, salienta Evandro.
A Secretaria de Turismo comunica que agora estuda uma nova data para a Festa. Já a Secretaria de Administração espera essa definição para relançar a licitação de realização do evento. Além disso, o secretário da pasta, Rafael Celestino, informou que a empresa será notificada para manifestar sua versão oficial sobre o descumprimento. As punições serão definidas a partir dessa justificativa. “É uma atitude que quebra um ciclo da festa junto ao período de carnaval, quando Penha ainda conta com um excelente movimento turístico”, lamenta o prefeito. A festa deve ser realizada em abril.
HISTÓRICO
A festa foi completamente repaginada em 2009 e ganhou oficialmente o título de festa nacional. Desde então com uma média anual de 50 mil pessoas em quatro dias de evento, o prefeito frisa a importância do evento para a economia da cidade. Durante o período, cerca de 200 empregos diretos a moradores locais são gerados.
“A Festa gira uma cadeia econômica. Toda cidade se beneficia com a Festa Nacional do Marisco e, justamente por isso, vamos escolher uma nova data para realizar o evento. Esse ano temos uma vantagem de ocorrerem alguns feriados mais prolongados”, adianta o prefeito. Ainda na festa há o consumo entre 2 e 3 toneladas de mariscos produzidos na cidade.
Desde 2009, quando aconteceu a 14ª Festa Nacional do Marisco, grandes nomes nacionais passaram pelo palco do evento, como Armandinho, Bonde do Forró, Daniel, Luan Santana, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius, Hugo Pena & Gabriel, João Neto & Frederico, Michel Teló, Sorriso Maroto, Bruno & Marrone, Thaeme & Thiago e Jads & Jadson.
“Esse ano teríamos nomes que estão em destaque no cenário nacional, infelizmente a empresa que venceu a licitação não honrou com a proposta e não temos outra opção senão adiar o evento. É a opção mais segura para garantir que os bons números da festa sejam mantidos e ninguém saia prejudicado”, finaliza o prefeito.
INSCRIÇÕES PARA RAINHA E PRINCESAS
Com o adiamento da festa, a Secretaria de Turismo também encerrou o prazo de inscrição para o concurso que irá eleger a nova Rainha e Princesas. As 24 candidatas inscritas serão mantidas e agora a intenção do Governo é realizar um evento antecipado para escolher as novas representantes do evento e também lançar oficialmente a nova data da vigésima edição.