Secretários municipais conhecem etapas de elaboração do Planmob

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O prefeito Leonel Martins e os secretários municipais de Balneário Piçarras  participaram de uma reunião nesta terça-feira, na prefeitura, para tratar do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Planmob), da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Além dos secretários de Turismo, Emerson Artner; Planejamento, Deisy Martins; Saúde, Lucir Uller Bittencourt; Assistência Social, Juliana da Silva; Obras, Sérgio da Maia, e da diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Leonir das Neves Rosa, o encontro contou com a participação da diretora de Projetos da Secretaria de Planejamento do município, Carolina Ferreira, e do sociólogo e coordenador de Pesquisas e Coleta de Informações do Planmob, Charles Voos.

Durante a reunião foram apresentadas e detalhadas as fases do cumprimento do Planmob, que será formulado a partir de três etapas estratégicas. O objetivo do plano é melhorar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população de cada um dos municípios aderentes.

A primeira etapa, de planejamento e organização, foi concluída no fim do ano passado. O processo incluiu a definição das formas de divulgação do Planmob, treinamento dos pesquisadores domiciliares e levantamento inicial de informações.

Balneário Piçarras foi um dos 10 municípios da Amfri que deram início à elaboração do plano. A cidade  receberá um pesquisador domiciliar a partir do dia 17 de março, quando iniciam as entrevistas de campo. Até 23 de março, 800 domicílios serão visitados. “Esse entrevistador fará um mapeamento da mobilidade no município. Questionará, por exemplo, como o morador se desloca de casa para o trabalho, em que horário isso acontece e que meio ele utiliza para esse fim”, explica Charles Voos.

As visitas ocorrerão em horário comercial, das 8h às 18h. O entrevistador estará vestido com boné preto, camiseta branca e calça preta. “É extremamente importante que os moradores recebem o entrevistador, já que essa pesquisa é fundamental para traçarmos um diagnóstico da mobilidade urbana no município”, lembra o sociólogo.

Além da pesquisa de campo, a segunda fase do Plano prevê, inicialmente, uma consulta pública no município. Ela está marcada para as 18h30 do dia 26 de fevereiro, no Centro Cultural Luiz Telles.

A terceira e última etapa para a elaboração do Planmob é a de concepção e legislação. Durante esse período as propostas serão apresentadas e discutidas em audiência pública, antes de serem votadas e virarem projeto de lei.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana dá aos municípios condições de buscar recursos, financiamentos e parcerias que irão melhorar as condições de mobilidade local e regional.