Na próxima quinta-feira (26/02) 803 domicílios de Itapema começam a receber os pesquisadores do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). O objetivo é conhecer a origem e o destino das pessoas no cotidiano, e com esses dados dar início a elaboração do plano que atenderá Itapema pelos próximos dez anos. O PlanMob está sendo feito com apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
Para orientar a comunidade e incentivar a participação na pesquisa, um encontro reuniu os técnicos da empresa responsável pelo estudo e a imprensa local. O bate papo aconteceu na Prefeitura de Itapema e teve como objetivo divulgar as informações desse importante trabalho para todos, com o auxílio fundamental da imprensa. “A elaboração do PlanMob conta com três etapas, desde o planejamento, pesquisa e elaboração do projeto de lei. Esse processo, que já está em andamento, acontece de forma ampla, democrática e com a legitima participação da comunidade, seja nas pesquisas, elaboração de propostas ou consultas públicas”, afirmou o sociólogo da empresa responsável pela elaboração dos planos, LePadron – Arquitetura & Consultoria Técnica, Charles Henrique Voos.
Nesta etapa do processo, acontecem as pesquisas sobre origem e destino. Em Itapema elas serão realizadas a partir da próxima quinta-feira (26/02) durante sete dias e em todos os bairros da cidade. “O nosso pesquisador estará devidamente uniformizado e com crachá de identificação, contendo também os telefones da empresa responsável e da própria AMFRI, caso a pessoa queira verificar se é o pesquisador do PlanMob”, explicou o sociólogo.
Os Planos de Mobilidade Urbana têm como intuito principal o estabelecimento de políticas, diretrizes e planos de ação, relativos à mobilidade urbana, objetivando a promoção da cidadania e a inclusão social. A medida atende a Lei Federal 12.587/2012 que estabelece a elaboração do Plano de Mobilidade em todos os municípios do Brasil.
O Prefeito Rodrigo Bolinha e Presidente da AMFRI, acompanhou o encontro. “Quando nos reunimos com os gestores que compõem a AMFRI para decidir sobre a construção dos Planos de Mobilidade, nossa prioridade foi garantir a integração entre os projetos, bem como um baixo custo para as cidades. Este processo já foi iniciado e agora a pesquisa chega ao nosso município. A criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) também vai definir diretrizes e prerrogativas com validade de dez anos. Queremos e estamos fazendo uma cidade melhor para todos. Esse não é um plano do gestor e sim da cidade de Itapema e a comunidade será agente participativo em todo o processo”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.