Prefeitura inicia consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Planejamento de Balneário Piçarras deu início ontem à noite à segunda etapa do projeto de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Planmob). Durante cerca de três horas, moradores, lideranças da comunidade e autoridades puderam participar uma consulta pública, cujo objetivo foi colher sugestões para a confecção do novo plano.

Pouco mais de 15 pessoas participaram da reunião, entre elas apenas um representante do poder legislativo: a vereadora Marly Dulcinéia da Silva Santana, a Ziza. A baixa adesão da comunidade e também do poder público desagradou ao vice-prefeito Flávio Tironi. “É lamentável que apenas um vereador tenha comparecido a este encontro tão importante”, comentou Tironi.

O vice-prefeito de Balneário Piçarras acrescenta que esperava maior envolvimento popular, especialmente porque a consulta pública tem o caráter participativo. “As pessoas se omitem de reuniões importantes como essa, em que poderiam sugerir mudanças, e depois nos cobram ações. O município não é do prefeito, nem dos secretários. É de todos nós”, lembra.

Durante a consulta pública foi exposta a metodologia adotada durante os trabalhos, os temas abordados, a forma de participação da comunidade na formulação das propostas, a coleta de propostas e as datas dos próximos eventos que ocorrerão no município.

A primeira etapa de elaboração do Planmob, de planejamento e organização, foi concluída no fim do ano passado. O processo incluiu a definição das formas de divulgação, treinamento dos pesquisadores domiciliares e levantamento inicial de informações.

Balneário Piçarras foi um dos 10 municípios da Amfri que deram início à elaboração do plano. A cidade  receberá um pesquisador domiciliar a partir do dia 17 de março, quando iniciam as entrevistas de campo. Até 23 de março, 800 domicílios serão visitados. “Esse entrevistador fará um mapeamento da mobilidade no município. Questionará, por exemplo, como o morador se desloca de casa para o trabalho, em que horário isso acontece e que meio ele utiliza para esse fim”, explica o sociólogo e coordenador de Pesquisa e Coleta de Informações do Planmob, Charles Voos.