Começaram na manhã de hoje, 19 de março, as visitas domiciliares para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) em Balneário Piçarras. Quatro pessoas, entre elas uma supervisora, iniciaram as pesquisas na região central da cidade. A estimativa é de que o trabalho de coleta de informações se estenda até 26 de março.
Ao todo, 784 domicílios de todos os bairros do município serão visitados em uma semana de trabalho. O cronograma inclui 136 residências no Centro, 194 no Nossa Senhora da Paz, 126 no Santo Antônio, 200 no Bela Vista, 25 no Itacolomi, 67 no Nossa Senhora da Conceição e 36 na área rural.
O objetivo das visitas é coletar informações sobre o estilo de vida da população, como ela se desloca para os afazeres diários e os horários em que essas atividades acontecem. “É uma pequena entrevista com tempo de duração de cerca de 10 minutos, em média”, explica Sandra Mara Procópio, entrevistadora e supervisora da equipe de campo.
Sandra lembra que a pesquisa é fundamental para que a população tenha melhores condições de mobilidade urbana. “Durante visitas a outros municípios, alguns moradores nos ameaçaram, por achar que estávamos querendo saber demais”, revela a entrevistadora.
As respostas colhidas durante a pesquisa servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O documento dá aos municípios condições de buscar recursos, financiamentos e parcerias que irão melhorar as condições de mobilidade local e regional.