O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI – CGMC se reuniu na sede da associação na tarde de quarta-feira (25), para definir suas próximas ações. No encontro, os GMC’s dos municípios da Foz do Rio Itajaí decidiram priorizar a realização e participação de capacitações, buscando o aperfeiçoamento do setor.
O colegiado promoverá algumas capacitações nas variadas áreas, ligadas ao setor, dando ênfase aos programas SICONV e SIGEF e às rotinas administrativas dos convênios. A decisão de investir em capacitações foi tomada devido à constatação de que existe rotatividade de servidores nas prefeituras e também a constante atualização dos programas e sistemas para captação de cursos.
Para o segundo secretário do CGMC e Gestor de Convênios de Bombinhas, Maycoln Vilas Boas de Andrade, é necessário estar sempre buscando novos conhecimentos e se atualizando para o êxito de suas funções. “Os responsáveis pelos setores de Gestão de Convênios e Captação de Recursos têm uma grande responsabilidade no êxito dos projetos dos municípios, e devem ter noções e conhecimentos técnicos nas áreas de licitações, contabilidade pública, direito, entre outros”, ressalta Maycoln.
O Colegiado também definiu algumas ações que serão realizadas na capital federal, Brasília, como reuniões em vários ministérios. Os encontros terão como objetivo a busca pela continuidade de obras paralisadas ou ainda não iniciadas por excesso de burocracia. Além disso, o colegiado visa com estes encontros nos ministérios, agilizar os procedimentos de liberação de recursos, prestação de contas e a conclusão de importantes obras nos municípios da AMFRI.