You are currently viewing AMFRI participa do Encontro Regional Sul do CONGEMAS
SONY DSC

AMFRI participa do Encontro Regional Sul do CONGEMAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/3) foi realizado o Encontro Regional Sul do Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS. Mais de 700 participantes entre secretários municipais de Assistência Social, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS de nível Superior e Médio dos três estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), como também representantes da AMFRI, estiveram reunidos em Balneário Camboriú, para debater a Implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública.

Segundo a assistente social da AMFRI, Neuza Bottega, o objetivo do encontro foi promover um espaço de discussão e elaboração de propostas para o avanço na política pública da Assistência Social. Durante a solenidade de abertura, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Colin, destacou o que é preciso analisar. “Tivemos avanços, mas temos ainda inúmeros desafios e é só nessa discussão conjunta que vamos poder mudar e estabelecer outra forma de relação e de inserção dessa política na agenda pública de todos os entes federativos”, enfatizou a secretária.

Os desafios e dificuldades foram frisados também por outras autoridades que participaram da abertura do evento. Para a presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS de Santa Catarina, Ana Cláudia da Silveira Quege, o grande desafio é a qualidade dos serviços prestados no âmbito da Política de Assistência Social. “Ao retornarmos aos nossos Municípios, que possamos estar mais fortes e preparados e que todo aprendizado possa melhorar o desempenho de intervenção nos assegurando os resultados esperados e sonhados por todos nós”, refletiu.

A revolução causada pelo SUAS na gestão pública da assistência social foi apontada pela secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ângela Albino. Para ela a “assistência social é um direito, uma política pública, não é esmola”. O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, José Rodrigues Rocha Júnior, também exaltou os avanços do SUAS e destacou que hoje, a política pública de assistência social passa por um momento distinto dos últimos dez anos.