Reunidos na manhã desta quinta-feira (23), os membros do Colegiado de Secretários Municipais de Meio Ambiente da AMFRI – CSMA elegeram sua nova diretoria. O Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Itapema, Leonardo Ticiano Schmitt Nunes foi reeleito por aclamação para o cargo de presidente do colegiado. Para a vice-presidência foi escolhida a Presidente da Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Carla Krug.
Já o cargo de primeiro secretário foi ocupado, pelo Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo, Nelson Ricardo dos Passos, e completando a diretoria a Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí, Rogéria Santos de Gregório continuou a ocupar o cargo de segunda secretária do CSMA.
Segundo Leonardo o destaque da atuação do colegiado durante o último ano foram às contribuições feitas para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região da Foz do Rio Itajaí (PMGIRS/AMFRI). Já a principal meta deste ano é implantar o plano, fase a qual norteará os municípios no setor. “Inicialmente instituímos uma câmara técnica dentro do colegiado, e os integrantes serão responsáveis por transformar os dados, em números e soluções técnicas para os nossos municípios”, explicou o presidente do Colegiado de Meio Ambiente.
Além da eleição da diretoria, também esteve em pauta à apresentação realizada por Sandra Santiago, consultora de Resíduos Sólidos da AMFRI. Sandra conta que está realizando um estudo de alternativas para disposição final de resíduos da construção civil e volumosos. “O primeiro relatório contendo um resumo sobre as disposições e considerações destes resíduos já está pronto, na reunião os secretários apontaram as dificuldades dos municípios nesta área, item que contribuirá na elaboração de mais um relatório parcial. O objetivo é apresentar em junho o relatório final deste estudo”.