Primeiro Ecoponto da região será instalado em Camboriú

Pensando na diminuição do descarte inadequado de resíduos sólidos e também na aplicação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Saneamento Básico (Sesb) em Parceria com a Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam), adquiriram dois contêineres para a criação do primeiro Ecoponto municipal da região.

Segundo a Presidente da Fucam, Carla Krug, este Ecoponto servirá para receber pneus, lâmpadas, baterias, óleo de cozinha, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, desde que estes venham desmontados, separando-se a madeira dos parafusos ou pregos, espuma e tecido.

 “Esta é uma ação, dentre várias, que estão sendo realizadas com objetivo de diminuir a prática de jogar tais resíduos em locais impróprios, bem como em respeito à legislação. Precisávamos disponibilizar um local correto para o depósito dos materiais, que antes iriam para o lixo comum” comentou o Secretário da Sesb, Janir Miranda.
 
Carla destaca ainda que o zelo pela cidade limpa é responsabilidade de todos. “Cada um de nós, servidor público ou não, é responsável pelo resíduo que produz, cabe, claro, a administração pública fazer dos programas de governo um compromisso com a sustentabilidade, com uma cidade melhor e é o que estamos fazendo”.

Para a Prefeita Luzia Coppi, esta é uma iniciativa inovadora. “Nossa equipe tem colocado a disposição da população cada dia mais serviços que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Certamente este Ecoponto será um divisor de águas para a própria limpeza da cidade”.

O Ecoponto fica localizado em anexo ao Antigo aterro sanitário, na Rua Rio Pardo, Bairro Rio Pequeno e deve ser inaugurado oficialmente na semana do Meio Ambiente, no início de junho.