Educadores de Porto Belo participaram na quarta-feira, dia 29, de mais uma etapa da adequação do Plano Municipal de Educação -PME. Durante todo o dia, professores e equipe da Secretaria Municipal de Educação estiveram envolvidos nessa importante ação, na escola Prof. Nair Rebelo dos Santos, bairro Vila Nova.
A presidente da comissão do PME e Secretária de Educação de Porto Belo, Doris Helena Serpa Ferreira explica que as atividades do dia estarão focadas no alinhamento das estratégias municipais com as estaduais e nacionais. “Nossa equipe da Secretaria trabalhou bravamente para realizar um diagnóstico atual do município para que nesse momento da construção do Plano possamos fazer um bom alinhamento da nossa realidade com as metas das esferas estaduais e nacionais”.
O plano engloba todo o sistema de ensino, tanto as escolas estaduais, municipais e particulares, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Além disso, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.
O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. Após ser aprovado pelo poder legislativo e sancionado pelo prefeito, é transformado em lei municipal.
A consultora em educação da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, Gilmara da Silva, participou do encontro, auxiliando nos estudos das metas, estratégias e diretrizes para a melhor construção do Plano. “Umas de nossas metas é aproximar o máximo os 25% de alunos mais pobres dos 25% de alunos mais ricos”, destaca.