Assistentes Sociais e Psicólogas da Proteção Social Básica de toda região iniciaram as atividades do GT (Grupo de Trabalho) dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O grupo foi formado com oobjetivo de discutir temas da área e levar ao aprimoramento do trabalho técnico.As primeiras reuniões foram realizadas nos dias 29 e 30 de abril (quinta e sexta-feira), na sede da AMFRI.
Conforme explicado pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bombinhas, Maria Angélica de Souza, os municípios foram divididos em dois grupos para facilitar as discussões e encaminhamentos. O grupo 1 é composto por representantes de Itajaí, Itapema, Camboriú e Navegantes. Já o grupo 2 conta com integrantes de Bombinhas, Porto Belo, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota e Luís Alves.
No primeiro encontro houve um debate sobre as melhorias da estrutura física para o aprimoramento dos serviços nos CRAS, e orientações técnicas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos foram repassadas. Além disso, os integrantes do GT se responsabilizaram em trazer para as próximas reuniões dos dias 26 e 27 de maio, um levantamento do que falta na estrutura física e técnica em cada CRAS.
Angélica conta que neste primeiro contato constatou-se que a maioria dos centros possuem Assistentes Sociais, Psicólogas e Educadores Sociais com nível superior o que contribui na qualidade do serviço prestado. “Iniciamos o mapeamento dos dados da área, continuaremos este trabalho e a partir das demandas iremos atuar em parceira, promovendo ações em conjunto para adequação das problemáticas encontradas”, enfatiza a coordenadora do CRAS de Bombinhas.
Formação do GT: Em 2014 a assistente social da AMFRI, Neuza Bottega realizou reuniões individuais com os técnicos da atenção básica, de média e alta complexidade dos municípios da região. Segundo Neuza nestes encontros foi solicitado a criação de um GT voltado aos trabalhadores do SUAS. Em novembro os secretários dos municípios da AMFRI aprovaram a criação do grupo para promover atividades no ano de 2015.