A sede da AMFRI recebeu na tarde de ontem (7) cerca de noventa assistentes sociais dos municípios da Foz do Rio Itajaí. O encontro foi realizado com o objetivo de promover uma comemoração alusiva ao Dia do Assistente Social, 15 de maio, e teve como temática “Assistente Social: atribuições, competências e defesa das políticas públicas“. A promoção foi do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 12ª região.
A conselheira presidente do CRESS 12ª Rosana Maria Prazeres, conta que além de comemorar o dia do assistente, o encontro teve como objetivo aproximar o conselho regional dos profissionais que atuam nos municípios da região. “Em minha palestra abordei as diretrizes ético políticas do conjunto Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) / CRESS e as suas bandeiras de luta, capacitando os profissionais para atuarem junto aos usuários das políticas publicas”, acrescenta Rosana.
A comemoração contou com o apoio da AMFRI e do Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS). Segundo o coordenador do NUCRESS da região, Ederson Oliveira Lara, o evento é de grande importância por buscar o fortalecimento político da categoria na região, além de estreitar os laços entre as entidades envolvidas.
Origem do Dia do Assistente Social: No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica. A função de assistência social foi inspirada na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a “Quadragésimo Ano” redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. Assim, no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja até o início dos anos 60 por meio da prática da “Ação Social Católica”.