No novo site www.planomobilidade.com.br/amfri a população pode consultar ainda mais informações do Plano de Mobilidade Urbana da Região da Foz do Rio Itajaí – PlanMob/AMFRI . A plataforma online disponibiliza todas as etapas, incluindo planejamento e organização, pesquisas consultas e estudos, e concepções e legislação. Atualmente o plano está na fase de compilação de dados do diagnóstico dos dez municípios que compõem a AMFRI.
Na tarde desta terça-feira (2), a comissão de representantes dos municípios da região da Foz do Rio Itajaí, que acompanha todo o processo de elaboração dos Planos, se reuniu com a equipe da empresa LePadron – Arquitetura & Consultoria Técnica. No encontro foi apresentado o relatório parcial de cada município e o novo site.
O arquiteto e urbanista da LePadron, Gabriel Gollnick conta que as consultas públicas já foram finalizadas e que as pesquisas domiciliares de nove municípios também. Apenas Navegantes não está com esta fase concluída, pois na próxima semana terá uma pesquisa complementar sobre Origem/Destino da população. Todos estes dados já coletados estão sendo tabulados.
Segundo Gabriel uma dificuldade na organização dos dados é a falta de algumas informações. “Estamos neste processo de coleta ainda, pois algumas empresas de transporte público coletivo da região ainda não atenderam nossas solicitações de informações sobre o transporte da população via ônibus, nossa expectativa é que estes dados sejam informados nos próximos dias”.
Após todas as informações serem coletadas e tabuladas, a etapa seguinte será a promoção de audiências públicas. Nas audiências o objetivo será aprovar as propostas elaboradas com base nos dados, que sugerem soluções para a mobilidade urbana dos municípios da AMFRI. A previsão da equipe de elaboração é que o PlanMob seja entregue pronto no inicio do segundo semestre deste ano.