Conferência Municipal trará doutor da Sorbonne para debater rumos da saúde pública

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Penha já está se preparando para sua Conferência Municipal de Saúde, que está confirmada para dia 9 de julho, a partir das 8h da manhã, na Sociedade Amigos de Penha, na Avenida Nereu Ramos, local em que durante oito horas, especialistas em saúde pública e convidados especiais vão refletir sobre os rumos, desafios e avanços do setor, segundo informa o secretário Cleiby Darossi.

Nesse evento, serão eleitos os oito delegados locais que participarão da conferência estadual, prevista para o mês de setembro, em Florianópolis, e os temas a serem discutidos serão os mesmos da 15ª Conferência Nacional de Saúde, “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, uma promoção do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, que acontecerá de 1º a 4 de dezembro deste ano.

De acordo com a enfermeira chefe da Atenção Básica de Penha, Ivia Rodrigues, a expectativa é de participação de 200 pessoas, entre servidores públicos, gestores da saúde, iniciativa e comunidade usuária do sistema.

“É importante a participação de todos, em especial da comunidade. Essa é a hora de cobrar soluções, apontar problemas, fazer propostas, sugestões e discutir coletivamente nossa saúde pública”, frisa Cleiby, que abriu inscrições para a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até dia 3 de julho. “Somente participará quem estiver inscrito”, alerta Ivia.

Entre os palestrantes já confirmados, está o professor Marco Aurélio Da Ros, médico sanitarista, doutor em educação e saúde, professor da UFSC e da Univali, referência nacional de saúde. Da Ros é doutor pela Universidade de Sorbonne, na França, e pós-doutor na Universidade de Bologna, Itália, e é um dos maiores defensores da vinda de cubanos ou de outros países para os rincões do País.

Para ele a questão não se resume apenas à falta de interesse dos profissionais brasileiros em irem para o interior, mas está relacionada principalmente com a má formação dos médicos no Brasil. Penha é integrante do programa “Mais Médicos” do Governo Federal.

 

Conselho municipal

Em Penha, o Conselho Municipal de Saúde é presidido por Cleiby Darossi e pelo líder comunitário Henrique Bruch, da Associação de Moradores da Praia Alegre.

O secretário frisa que dia 9 de julho, data da conferência, não haverá expediente nos postos de saúde locais, com exceção do Pronto Atendimento 24h. “Nesse dia, nossos funcionários também vão refletir e avaliar sobre suas práticas, então estarão igualmente no evento”, destaca.  

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Penha