Prefeitos e Vice-prefeitos dos municípios da AMFRI se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 12, na sede da associação. A assembleia geral do mês de junho teve em sua pauta a apresentação do Projeto Cidades Digitais da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, e o relato do andamento dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana (PlanMob AMFRI).
O representante da FIESC – SENAI/SC, Emanuel Luiz Flores da Silva apresentou aos prefeitos a proposta de elaboração do Anteprojeto e Projeto sobre Cidades Digitais. O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios por meio da tecnologia. “Nossa consultoria disponibiliza ao gestor municipal equipe especializada em tecnologia da informação e comunicação que lhe fornecerá um projeto alinhado às necessidades do Município possibilitando a captação de recursos e fomentos para a futura etapa de execução”, explica Emanuel.
Agradecendo ao representante da FIESC, o presidente da AMFRI e prefeito de Itapema, Rodrigo Costa (Bolinha), destacou a importância do tema na gestão pública municipal. “Todo o conhecimento, tecnologias e inovações que contribuem com nossos municípios são muito bem-vindos. A inovação é um desafio em todos os setores e na gestão publica não é diferente, necessitamos buscar formas de aplicar as cidades digitais, e este é um bom caminho”, afirmou Rodrigo.
Outro tema tratado foi o PlanMob que já está com suas consultas públicas e pesquisas domiciliares concluídas. Segundo o arquiteto e urbanista da LePadron, Gabriel Gollnick, a atual dificuldade esta na falta de algumas informações. “Estamos neste processo de coleta ainda, pois algumas empresas de transporte público coletivo da região ainda não atenderam nossas solicitações de informações sobre o transporte da população via ônibus, nossa expectativa é que estes dados sejam informados nos próximos dias”.
Após todas as informações serem coletadas e tabuladas, a etapa seguinte será a promoção de audiências públicas. Nas audiências o objetivo será aprovar as propostas elaboradas com base nos dados, que sugerem soluções para a mobilidade urbana dos municípios da AMFRI. Gabriel ainda apresentou o novo site do PlanMob AMFRI www.planomobilidade.com.br/amfri que contem todas as informações do plano.