Na quinta-feira (18/06) o rápido deslocamento de uma frente fria e o avanço de um intenso sistema de alta pressão pelo Uruguai e Sul do Brasil, com forte gradiente de pressão, provoca vento sul forte (60 a 80 km/h) e mar muito agitado no Litoral de SC, com picos de onda entre 3,0 m e 3,5 m especialmente na noite de quinta, aumentando para 4,0 a 4,5 m na sexta-feira.
Na sexta-feira (19/06), o vento sul intenso e persistente, com rajadas de 60 a 80km/h na área oceânica, mantém omar muito agitado a grosso com risco de ressaca para áreas de costa em SC.
Chuva e mais frio em SC
Na madrugada e manhã de quinta-feira (18/06), a frente fria avança rapidamente pelo Estado, provocando chuva moderada a forte em alguns momentos, com pontuais elevados e temporais com ventania. O acumulado de chuva previsto é de 30 a 40 mm em média, com pontuais de 60 mm, podendo superar esse valor no Litoral Sul e Norte.
Na tarde e noite de quinta-feira, uma nova massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil com ventos fortes de sul (60 a 70 km/h), diminui a nebulosidade e declina acentuadamente a temperatura, que fica próxima de 0ºC à noite no Planalto Sul.
Na sexta-feira (19/06) o ar polar deixa o amanhecer com temperatura baixa novamente em SC, negativa na serra catarinense e de 0ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada ao amanhecer.
Fonte: Epagri / Ciram.
Defesa Civil de Itajaí