A Policlínica de Machados realizou essa semana, o encerramento dos trabalhos com o Grupo de apoio Antitabagismo da Unidade. Vinte pessoas concluíram o curso, que contou com apoio médico e psicológico.
Conforme a coordenadora, enfermeira Emanuella Arrosi, os encontros Antitabagismo tem a duração de três meses. Nesse período, os pacientes participam de palestras e recebem atendimento médico e psicológico, incluindo medicação, adesivo e goma de mascar específica para deixar de fumar. “A cada trimestre, abrimos uma nova turma, sendo que qualquer pessoa pode participar, basta estar decidido que deseja largar o vício”, explica a enfermeira, lembrando que as inscrições para a próxima turma já estão abertas na recepção da Policlínica.
Além da coordenadora, fazem parte da equipe o médico Porfírio Guillen, a psicóloga Sílvia e o agente comunitário Hamilton César.
Vale ressaltar que os trabalhos do Grupo Antitabagismo se estendem através do Programa Saúde na Escola, aumentando a conscientização sobre os danos à saúde causados pelo comércio ilícito de produtos do tabaco, especialmente em grupos de jovens e de baixa renda, devido ao aumento da acessibilidade e disponibilidade destes produtos. Neste caso, o principal objetivo do grupo é atuar na prevenção.