Professores, secretários e representantes de dezesseis municípios participaram do 2º Seminário do Fórum Macrorregional de Educação e Diversidade Etnicorracial (Fomede) que teve como tema central “As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008: da teoria à prática pedagógica”. O evento foi realizado na sede da AMFRI, durante toda esta terça-feira (7). A promoção foi da AMFRI em parceria com os municípios do Fomede e a 17ª Gerência Regional de Educação de Itajaí (Gerei).
A presidente do Colegiado de Secretários de Educação da AMFRI e Secretária de Educação de Camboriú, Fátima Bambinetti Gervásio, realizou a abertura oficial do evento enfatizando seu intuito. “Este seminário tem como foi oportunizar momentos de discussão e apresentação de metodologias para qualificar a prática docente visando ao cumprimento das leis junto às turmas regulares da educação básica nas escolas públicas”. Também compuseram a mesa de abertura a Gerente da 17ª GEREI, Isabel Cristina Cardoso Belizário e a presidente do Fomede, Alaíde Honorato da Silva.
O professor Geraldo da Silva contribui na acolhida inicial aos participantes e palestrou durante todo o dia. Graduado em história e mestre em Engenharia de Produção já foi professor da Rede Pública e Privada de Ensino (Fundamental e Médio), além de professor em universidades. Foi pesquisador do Governo do Paraná – Comunidades Negras Tradicionais e Remanescentes de Quilombo, entre 2006 e 2008. Desde 2005, atua como consultor na área de Educação, com especialidade em Educação na e para a Diversidade e é Coordenador Pedagógico Regional da Editora Positivo.