You are currently viewing Empresas são capacitadas sobre Transporte de Produtos Perigosos

Empresas são capacitadas sobre Transporte de Produtos Perigosos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, a AMFRI e a Secretaria de Estado da Defesa Civil realizaram nesta terça-feira (14) um “Treinamento Informativo para empresas que atuam transportando Produto Perigosos”. A capacitação reuniu 35 participantes no auditório da associação. Eles puderam tirar dúvidas com relação à legislação de transporte de produtos perigosos com o subtenente Almir Vieira, especialista no assunto.

A maioria dos participantes foram representantes de empresas notificadas nas fiscalizações realizadas pelas Defesas Civis Municipal e Estadual, em parceria com diversos órgãos como polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária; Bombeiros; Conselho Regional de Química; Vigilância Sanitária; Codetran; INMETRO; Fazenda Estadual, Famai e Vigilância Sanitária. “Essa grande participação mostra que as empresas notificadas estão preocupadas em regularizar suas pendências com relação ao transporte de produtos perigosos. A legislação sobre esse tipo de transporte é bastante complexa, por isso os participantes aproveitaram bastante a capacitação”, conta o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira.

Segundo o subtenente e Gerente de Gestão de Produtos Perigosos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Almir Vieira, o foco principal do evento foi capacitar os empresários para evitar penalidades no transporte de produtos perigosos. “Abordamos resumidamente mais 180 legislações, as resoluções 420/04 e 3665/2011 da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ambas que dizem respeito ao transporto seguro destes produtos, objetivando principalmente a prevenção nesta atividade”.

Os participantes aprenderam sobre a identificação da simbologia dos produtos perigosos, as normas que regulamentam a identificação dos veículos, embalagens, documentos (ficha de emergência e envelope de produtos perigosos), e equipamentos obrigatórios para o exercício da atividade. Almir ainda enalteceu a iniciativa das AMFRI e defesa civil municipal e estadual em promover esta capacitação.