You are currently viewing Turismo e Resíduos Sólidos são temas em assembleia de Prefeitos da AMFRI

Turismo e Resíduos Sólidos são temas em assembleia de Prefeitos da AMFRI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na manhã desta sexta-feira (24), os prefeitos e vice-prefeitos da região participaram na sede da AMFRI de sua assembleia do mês de julho. Dois temas foram destaque no encontro, a apresentação da Missão Técnica a Orlando, conduzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e a exposição do estudo de alternativas para a disposição final de resíduos das construção civil e volumosos.

Representantes do Senac apresentaram aos prefeitos da AMFRI a missão técnica a cidade de Orlando, nos Estados Unidos. A missão tem como objetivo levar em outubro deste ano, um grande número de integrantes do trade do turismo para conhecer as estratégias de turismo de um dos cases de maior sucesso do mundo: o da cidade de Orlando.

Secretários Municipais de Turismo da AMFRI e Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar também participaram do momento. A presidente do colegiado e secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Corrêa, destacou a importância de a região participar da missão. “Com esta ação teremos a oportunidade de constatar quais as estratégias que o órgão responsável pelo desenvolvimento do turismo na região americana, utiliza para manter seus indicadores, desenvolvendo a rede de cooperação e por consequência, a região como um todo”. Foi definido que o consórcio enviará sua assessora técnica, Vivian Floriani para participar da missão.

A consultora de Resíduos Sólidos da AMFRI, Sandra Santiago, apresentou um resumo do estudo de alternativas para disposição final de resíduos da construção civil e volumosos. “Esta etapa concluída servirá como suporte para a análise dos investimentos mínimos necessários para implantação e operação de uma Usina de Reaproveitamento de material reciclável dos resíduos de construção civil e volumosos”.

A principal conclusão do estudo é a necessidade de exigência do Programa de Gerenciamento de Resíduos deste gênero. Para buscar a melhor forma de implantar a usina estando de acordo com a realidade dos municípios da região, os prefeitos deliberaram pela criação de um Grupo de Trabalho (GT) composto por secretários de meio ambiente e técnicos de setores afins. O GT será coordenado por Sandra e começara a se reunir no próximo mês.